Construir um bairro onde vão morar mais de 30 mil pessoas e ter como destaque a natureza. Um desafio. Levar inovação, tecnologia, desenvolvimento, mas, ter como base de todo o projeto, a sustentabilidade. E esse cuidado, em preservar o verde, os recursos hídricos, o meio ambiente, sempre fez parte do projeto Vokkan, que foi cuidadosamente planejado durante 10 anos pelos sócios-diretores da empresa.
Nesse caminho, Jaime Lerner, que foi um dos arquitetos mais renomados mundialmente, assinou o projeto desenvolvido em Porto Belo, trazendo seu olhar, único, para o urbanismo e arquitetura. E esse projeto é especial, foi o último assinado por Jaime Lerner.
Arquitetura e o planejamento urbanístico do Vivapark tornam eles únicos em diversos segmentos. E os cuidados foram em todas as áreas. E são muitas as inovações. Embaixo de toda a estrutura do parque estão milhões de cabos e conexões elétricas, que fazem do bairro ser o primeiro do Brasil a ter rede 100% subterrânea. Outro destaque são os recursos hídricos. Os lagos, além de trazer ainda mais beleza no bairro, também tem uma função ambiental. São uma espécie de pulmão do bairro, para fazer toda drenagem e também evitar enchentes.
No Vivapark Porto Belo, a eficiência da infraestrutura de água potável foi prioridade desde o início do projeto. A Vokkan, desenvolvedora do bairro, investiu em um sistema de tubulação de Polietileno de Alta Densidade, material inovador usado em obras de alta tecnologia, capaz de mitigar expressivamente o nível de desperdício. Além de ser expressivamente menos poluente do que os tradicionais tubos de concreto, o PEAD reduz a necessidade de substituição e manutenção ao longo do tempo.
O bairro também terá uma Estação de Tratamento de Esgoto que possui os recursos mais avançados do mercado no tratamento sanitário, além de equipamentos complementares que garantem a eficiência no sentido do controle de odores.
E esse cuidado ambiental no Vivapark Porto Belo fez desse empreendimento o primeiro projeto do mundo a atingir o nível platinum no selo LEED, a principal certificação global de sustentabilidade e qualidade de vida. Para obter a certificação, foram analisados 36 quesitos. Ao final do processo de avaliação, o Vivapark Porto Belo atingiu 87 pontos dos 110 possíveis.
Além de conquistar o nível mais elevado de certificação, o Vivapark Porto Belo também obteve o mais alto score já registrado no mundo. E alcançar esse número não é simples. O projeto precisa ter o compromisso de implantar uma qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência através de diferenciais, acompanhadas de uma taxa de área verde por habitantes. Confira a reportagem completa para o programa Mercado Imobiliário SC.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade