keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Cartórios lançam versão evoluída de sistema que bloqueia 15 mil imóveis por ano em SC

Nova plataforma permite bloquear apenas bens necessários para dívidas

WhatsApp Image 2025 02 03 at 13.03.24 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Os Cartórios de Imóveis do Brasil lançaram uma nova versão da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB 2.0), plataforma que permite a indisponibilidade de bens específicos para o pagamento de dívidas. A inovação possibilita que juízes bloqueiem apenas os imóveis necessários para garantir o cumprimento das obrigações judiciais, mantendo o restante do patrimônio disponível para transações.

A nova tecnologia, regulamentada pelo Provimento nº 188/24 da Corregedoria Nacional de Justiça, substitui o sistema criado em 2014 e busca evitar impactos negativos no mercado imobiliário. Apenas em Santa Catarina, a CNIB registrou 15.408 bloqueios de imóveis em 2024, número próximo das 15.248 interdições de 2023 e ligeiramente abaixo das 15.795 de 2022.

Impacto para o mercado e novas funcionalidades

Antes, quando um juiz determinava o bloqueio patrimonial de um devedor, todos os imóveis registrados no CPF ou CNPJ do processado eram interditados, afetando grandes empresas, bancos, construtoras e até governos. Com a CNIB 2.0, apenas os bens necessários ao cumprimento da dívida serão indisponibilizados, favorecendo a movimentação do mercado.

A plataforma também contará com duas novas funcionalidades ainda no primeiro semestre de 2025:

✅ Consulta de Pessoas: Qualquer usuário poderá verificar se um CPF ou CNPJ possui bens indisponíveis no sistema, ampliando a transparência nas transações imobiliárias.

Eleição de Imóveis para Indisponibilidade: Empresas e pessoas físicas poderão indicar um bem específico para responder por eventuais dívidas judiciais.

Segundo Flaviano Galhardo, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis (ONR), responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, a nova regulamentação melhora o ambiente de negócios e garante maior transparência ao setor. “A CNIB 2.0 traz mais segurança jurídica e mantém imóveis no mercado, evitando impactos negativos na economia”, afirmou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Bairro de Itajaí vira aposta do mercado imobiliário

Com metro quadrado médio de R$ 14,8 mil, bairro supera a média do município e se consolida como um dos mais caros do país, segundo a Brain e o FipeZap

Mercado Imobiliário

Imóveis a partir de R$ 27 mil são leiloados em SC e outros 14 estados

Ao todo, são 35 casas e apartamentos disponíveis que chegam a ter até 50% de desconto em relação ao valor de mercado

Mercado Imobiliário

Cidade de SC lidera ranking de aluguel anual mais lucrativo do Brasil

Com rendimento médio anual de 16,6%, cidade da Grande Florianópolis é destaque no ranking MySide 2025 como a mais lucrativa para aluguel de imóveis

Mercado Imobiliário

Neoprime Empreendimentos recebe selo Obra Mais Segura para residencial em Porto Belo

Selo é concedido pelo SESI, que acompanha mensalmente os protocolos de segurança da obra; Confira o vídeo

Mercado Imobiliário

FG Empreendimentos recebe selo internacional de sustentabilidade

Selo reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação nos projetos

Mais notícias

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias

Segurança

Foragida por tráfico de drogas é presa em Balneário Camboriú

Mulher foi presa durante abordagem neste domingo (20)