Uma carreta que transportava cerca de 2 mil litros de corante colidiu com um poste nesta terça-feira (13), no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP), provocando o derramamento da substância no Córrego das Tulipas. O acidente tingiu de azul a pelagem de patos e gansos que vivem na área, além de causar impacto ambiental ainda em análise.
O produto químico é utilizado para tingimento de embalagens, como caixas de ovos, e tem odor forte. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, o motorista não estava dentro do veículo no momento da colisão — o caminhão teria descido desgovernado e atingido o poste.
Equipes da Associação Mata Ciliar, organização especializada na conservação da biodiversidade, resgataram três gansos e um pato tingidos, que foram submetidos a procedimentos de desintoxicação. A entidade também busca capivaras que costumam circular na região e podem ter sido afetadas.
O acidente provocou o fechamento da via na entrada do bairro. Parte do corante escorreu pela pista, o que exigiu a atuação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Polícia Civil e da CPFL Piratininga, responsável pela rede elétrica da região.
Apesar de testes iniciais não apontarem contaminação na água, a Cetesb confirmou na manhã desta quarta-feira (14) a mortandade de peixes e alteração na coloração da água. Segundo o órgão, medidas emergenciais foram adotadas para conter e limpar o material tóxico.
O fornecimento de energia elétrica na região será temporariamente interrompido para substituição do poste danificado. A Cetesb afirmou que medidas administrativas serão aplicadas e segue monitorando os impactos ambientais do acidente.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.