keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Cardeal brasileiro recusou ser papa em 1978 mesmo tendo dois terços dos votos

Dom Aloísio Lorscheider teve votos suficientes para liderar a Igreja Católica, mas abriu mão do cargo durante conclave que elegeu João Paulo 2º

Dom Aloisio Lorschei 289591 Visor Notícias
Foto: Confederação da Família Franciscana do Brasil

Durante o conclave de 1978, o cardeal brasileiro Dom Aloísio Lorscheider, então arcebispo de Fortaleza, chegou a receber os dois terços dos votos necessários para se tornar papa. No entanto, recusou o posto alegando problemas de saúde — ele havia passado por uma cirurgia com oito pontes de safena e temia não resistir à exigência do cargo. O episódio foi relembrado este ano pelo escritor Frei Betto em um artigo sobre sucessões papais.

Na ocasião, a Igreja Católica enfrentava a perda repentina de João Paulo 1º, que morreu apenas 33 dias após assumir o papado. Com receio de repetir o trauma de uma liderança breve, Lorscheider articulou nos bastidores para transferir votos a outro cardeal, o polonês Karol Wojtyla, que se tornaria João Paulo 2º. A decisão mudou o rumo da Igreja, com um pontificado que duraria 26 anos.

Dom Aloísio, neto de imigrantes alemães nascido em Estrela (RS), foi presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano, além de arcebispo de Aparecida. Nomeado cardeal pelo papa Paulo 6º em 1976, ele faleceu em 2007, em Porto Alegre, aos 83 anos. Neste novo conclave, o Brasil volta a ser representado por sete cardeais, incluindo Dom Sergio da Rocha, cotado pela imprensa internacional como um dos possíveis sucessores de Francisco.

Fonte: UOL

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para você nesta quinta-feira (08/05)

Os astros movimentam o zodíaco e influenciam diferentes áreas da vida, como trabalho, relacionamentos e bem-estar

Geral

Havan começa campanha de aniversário com artistas em Brusque

Latino, Sérgio Mallandro, Sheila Mello e outros participam de gravações da campanha comemorativa nas unidades da varejista em SC

Geral

Cantor brasileiro recebe Grammy por engano e tenta devolver prêmio

Igor Oggy recebeu prêmio destinado a produtor com o mesmo nome e mobilizou redes para devolver a estatueta com gesto elogiado por artistas

Geral

Conclave segue nesta quinta com até quatro votações

Fumaça branca pode aparecer a partir das 5h30, no horário de Brasília

Geral

Confira resultado do sorteio da +Milionária de R$ 76 milhões

Sorteio foi realizado nesta quarta-feira (7)

Mais notícias

Segurança

Entregador conta como ovos de Páscoa envenenados chegaram às vítimas

Mototaxista contou como fez a entrega dos ovos envenenados a mando da suspeita

Segurança

Acordo inédito entre facção criminosa e bicheiros termina com 5 prisões em SC

Operação cumpre mandados na Grande Florianópolis e no Rio Grande do Sul para investigar esquema de tráfico e jogos ilegais