Sete cardeais do Brasil estão aptos a votar na escolha do sucessor do papa Francisco
Sete cardeais brasileiros permanecem em Roma para participar do conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica, após a morte do papa Francisco. A Arquidiocese de Brasília divulgou neste sábado (26) uma imagem reunindo os religiosos, que acompanham o período de luto e se preparam para o processo de eleição, marcado para começar apenas após 5 de maio.
Entre os cardeais aptos a votar estão representantes de arquidioceses como Brasília, Manaus, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Embora presente no Vaticano, o arcebispo emérito de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, com 88 anos, não poderá votar, pois a idade limite para participação ativa no conclave é de 80 anos. Ao todo, 135 cardeais de diferentes países estão habilitados para a escolha do próximo pontífice.
O conclave será realizado na Capela Sistina, onde os cardeais eleitores deverão atingir dois terços dos votos para a eleição do novo papa. O rito segue um período de nove dias de luto e será conduzido conforme normas atualizadas pelo papa Bento XVI, que permitem a antecipação do processo em relação aos prazos tradicionais.
Fonte: Metrópoles
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.