O Centro de Atenção Psicossocial Adulto de Itajaí (CAPS II) foi laureado com o prêmio nacional Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental, um reconhecimento às instituições que se destacam na humanização do cuidado em saúde mental. A premiação ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (26), evidenciando o compromisso da unidade com a atenção e reabilitação psicossocial de pacientes com sofrimentos psíquicos complexos.
Segundo a gerente do CAPS II, Tatiane Machado, o prêmio reflete o valor do trabalho transformador realizado pela equipe, que incorpora arte e cultura como ferramentas terapêuticas, promovendo cura, inclusão e expressão emocional. Nos últimos dois anos, o centro tem reformulado suas práticas através de um projeto de Supervisão Clínico-institucional, visando melhorar continuamente o projeto terapêutico do serviço e estreitar as relações entre profissionais e usuários.
A premiação também destaca o alinhamento do CAPS II com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, homenageando a médica psiquiatra Nise da Silveira, pioneira na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil. O Prêmio Nise da Silveira, conhecido como o “Oscar da Saúde Mental”, é uma iniciativa anual que visa valorizar até cinco personalidades ou instituições que contribuam significativamente para a política de cuidado em saúde mental.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.