keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Campeonato Catarinense começa neste final de semana com 12 times de seis regiões do estado

Veja como estão as equipes que irão disputar a competição e onde assistir aos jogos

Snapinsta.app 338970346 496416632549545 1073866100583288397 n 1080 Visor Notícias
Foto: Reprodução/Redes Sociais/ Federação Catarinense de Futebol

Na tarde deste sábado (20), o estádio Heriberto Hülse recebe o primeiro jogo do Campeonato Catarinense de Futebol 2024 entre Criciúma e Figueirense. A partida marca o início do torneio que conta com 12 times de seis regiões diferentes do estado: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul, Serra Catarinense, Oeste e Norte.

O Vale do Itajaí se destaca com três representantes: Barra, Brusque e Marcílio Dias. Na Grande Florianópolis, Avaí e Figueirense são os protagonistas. Já o Sul do estado é representado pelo Criciúma e pelo Hercílio Luz. O Inter de Lages é o único time da Serra Catarinense na elite do futebol catarinense. No oeste do estado, os times mais afastados geograficamente: Chapecoense e Concórdia. O Norte Catarinense se divide entre Joinville e Nação, por enquanto na mesma cidade e na mesma arena – o Nação tem um acerto para se mudar para Araquari em um futuro não tão distante.

O Criciúma é o atual campeão e recém conquistou a Recopa Catarinense em cima do Marcílio Dias, campeão da Copa Santa Catarina. A equipe aurinegra acaba de chegar à elite do futebol brasileiro, sendo o único clube catarinense na Série A. É muito plausível considerar o Tigre como o principal candidato a conquistar mais um troféu estadual. Mas, é importante entender o contexto esportivo de cada clube dentro da competição.

Um jogo por rodada será transmitido pela NSC TV e todos os jogos serão transmitidos pelo canal da MB TV, no YouTube. Clique para acessar o link aqui.

Barra

O Barra, fundado há apenas dez anos, entra no Campeonato Catarinense 2024 após realizar a melhor campanha de sua história em 2023, alcançando as semifinais do Estadual. Conhecido como “O Pescador”, em alusão ao seu mascote, o clube de Balneário Camboriú já conquistou os títulos das duas divisões de acesso do futebol catarinense, vencendo de forma invicta a Série C em 2015 e a Série B em 2021.

Para 2024, o Barra está embalado também pela classificação inédita para a Série D do Campeonato Brasileiro, devido ao desempenho do Catarinense 2023. Além disso, o clube planeja inaugurar seu próprio estádio no segundo semestre e terá um calendário desafiador sob a liderança técnica de Eduardo Souza, que passou por clubes como o Atlético Goianiense e o Londrina/PR. O elenco para a temporada, composto por 31 atletas, inclui uma mistura de jogadores da base e outros mais experientes. O Barra FC fará sua estreia no campeonato estadual contra o Brusque, no domingo (21), às 18h, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.

Brusque

O Brusque, presente nas duas últimas finais do Campeonato Catarinense, entra na competição de 2024 com o objetivo de adicionar mais uma taça à sua estante, que inclui dois títulos estaduais, cinco Copas Santa Catarina e duas Recopas Catarinense. Além disso, a equipe tem um título do Campeonato Brasileiro da Série D conquistado em 2019.

Para a temporada de 2024, o Brusque busca repetir ou melhorar o sucesso do ano anterior, quando chegou à final do Catarinense e foi superado pelo Criciúma, além de conquistar a Recopa Catarinense e garantir o acesso à segunda divisão nacional como vice-campeão da Série C. Enquanto o estádio Augusto Bauer passa por reformas, a equipe mandará seus jogos no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. Mantendo o núcleo do time que garantiu o acesso à Série B, sob o comando do técnico Luizinho Lopes, o clube também fortaleceu seu elenco com oito novos atletas. O Brusque inicia sua jornada no Campeonato Catarinense com uma partida fora de casa contra o Barra FC, marcada para o domingo (21), às 18h.

Marcílio Dias

O Marcílio Dias se prepara para o Campeonato Catarinense de 2024 com o objetivo de manter o nível de desempenho apresentado no título recente da Copa Santa Catarina 2023, finalizada em novembro. O Marinho também busca ter um Catarinense mais tranquilo que o do último ano, ao evitar o rebaixamento na última rodada. Como o Marcílio foi Campeão da Copa SC de 2022, o time pôde disputar a Copa do Brasil, avançando até a segunda fase da maior competição de clubes do país.

Para a temporada de 2024, o clube aposta na continuidade técnica e tática, mantendo Waguinho Dias como técnico, o mesmo que conduziu a equipe ao bicampeonato da Copa Santa Catarina. Visando fortalecer o elenco para o estadual e mirando a 1ª Fase da Copa do Brasil (garantida na Copa SC), o Marcílio Dias contratou 13 novos jogadores. A equipe inicia sua campanha no Catarinense enfrentando o Joinville às 18h30 deste sábado (20), na Arena Joinville.

Avaí

O Avaí, um dos times mais tradicionais de Santa Catarina, tem 18 títulos estaduais e uma taça Campeonato Brasileiro da Série C, conquistada em 1998. As partidas do Avaí são realizadas no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, conhecido popularmente como Ressacada, um local emblemático para os torcedores e para a história do futebol catarinense.

Em 2023, o Avaí teve uma trajetória turbulenta: a equipe avançou até as quartas de finais do Catarinense, sendo eliminada pelo Criciúma, e viveu momentos de tensão na Série B do Brasileirão, chegando a ocupar a zona de rebaixamento no primeiro turno. No entanto, sob a liderança do técnico Eduardo Barroca, o Avaí conseguiu reverter a situação e assegurar sua permanência na segunda divisão nacional. Para a temporada de 2024, o time se reforçou e terá a sua primeira partida contra o Nação às 19h de domingo (21), na Ressacada.

Figueirense

O Figueirense Futebol Clube, uma das principais forças do futebol catarinense, entra no Campeonato Catarinense 2024 com o objetivo de conquistar mais um título, adicionando à sua impressionante coleção de 18 taças estaduais. Além de sua dominância no âmbito estadual, o Figueirense também possui um histórico de conquistas em outros torneios, incluindo três títulos da Copa Santa Catarina e a Copa Mercosul em 1995. No entanto, a última temporada não foi tão bem-sucedida quanto à sua história, com a equipe sendo eliminada nas quartas de finais do Catarinense pelo Hercílio Luz. No Campeonato Brasileiro da Série C, o time conseguiu se manter na competição e terá a chance de tentar um acesso para a Série B novamente em 2024.

Para a temporada de 2024, o Figueirense se prepara com algumas mudanças importantes, incluindo a contratação de um novo técnico, João Burse, que dirigiu o Tombense/GO na temporada passada. Além do novo comandante, o clube reforçou seu elenco com oito novas contratações. O Figueirense iniciará sua jornada no Campeonato Catarinense 2024 em um confronto duríssimmo contra o Criciúma, jogando fora de casa no estádio Heriberto Hülse neste sábado (20), às 16:30h.

Criciúma

O Criciúma, atual campeão do Campeonato Catarinense, entra na temporada 2024 com o desafio de defender seu título e manter o prestígio do clube no futebol estadual. Com um histórico de 11 títulos estaduais, o Tigre, um dos principais clubes do Sul de Santa Catarina, também se destaca por suas conquistas a nível nacional, incluindo a Copa do Brasil de 1991, o Campeonato Brasileiro da Série B em 2002 e da Série C em 2006. Em 2023, o Criciúma teve um ano excepcional, culminando na conquista do título estadual ao vencer o Brusque na final, e alcançando um marco importante com o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, após terminar em terceiro lugar na Série B.

Em 2024, o Criciúma já começou a temporada com um título: a Recopa Catarinense. O clube aposta na continuidade do técnico Cláudio Tencati, que já está há mais de três anos no comando do time e agora terá a oportunidade de liderar a equipe na elite do futebol nacional. Em preparação para os desafios do ano, o clube já anunciou três novas contratações, fortalecendo seu elenco para as competições que se aproximam. O Tigre fará sua estreia neste sábado (20) às 16:30 contra o Figueirense, no estádio Heriberto Hülse.

Hercílio Luz

O Hercílio Luz, do Sul de Santa Catarina, entra no Campeonato Catarinense 2024 com a ambição de manter o bom desempenho que vem apresentando nos últimos anos. A equipe da cidade de Tubarão tem um bicampeonato estadual conquistado em 1957 e 1958, além de ter disputado a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 1959. No ano de 2023, o Hercílio Luz alcançou as semifinais tanto do Catarinense quanto da Copa SC, batendo na porta terminando em terceiro lugar em ambas as competições. Além disso, teve uma atuação no Campeonato Brasileiro da Série D, liderando o grupo A8, mas foi eliminado na segunda fase pela Ferroviária/SP.

Para a temporada de 2024, o Hercílio Luz trocou de técnico, escolhendo Felipe Moreira, ex-treinador da Ponte Preta/SP em 2023, como o novo comandante da equipe. Além da mudança no comando técnico, o clube anunciou a contratação de oito novos jogadores. O Hercílio Luz inicia sua campanha no Campeonato Catarinense enfrentando a Chapecoense, em um confronto fora de casa na Arena Condá, em Chapecó. O confronto será neste sábado (20) às 19h30.

Inter de Lages

O Internacional de Lages, recém-promovido à primeira divisão do futebol catarinense, tem como principal objetivo para o Catarinense 2024 estabelecer sua posição na Série A do estadual. Este retorno à elite do estado marca um momento importante para o clube, que possui em sua história uma vitória no Campeonato Catarinense em 1965, além de ter conquistado a Série B do Catarinense em três ocasiões e participado da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 1966. O acesso para a Série A foi assegurado após uma vitória contra o Santa Catarina na semifinal da Série B, embora o Internacional tenha sido superado pelo Nação na final da competição. Em 2023, o clube também competiu na Copa SC, onde terminou em sétimo lugar.

Para a temporada de 2024, o Internacional de Lages confia na liderança do técnico Evandro Guimarães, após uma campanha bem-sucedida na Série B. Além disso, o clube fortaleceu seu elenco com cinco novas contratações. O primeiro desafio do Internacional no Campeonato Catarinense será contra o Concórdia, em um confronto marcado para o domingo (21), às 17h, no estádio Vidal Ramos Júnior em Lages.

Chapecoense

A Chapecoense entra no Campeonato Catarinense 2024 com a esperança de retomar seus dias de glória. Com 7 títulos estaduais, a Chapecoense quer aumentar sua coleção de troféus, reafirmando seu status como uma das principais forças do futebol catarinense. Além de seu sucesso no âmbito estadual, a equipe também se destaca por conquistas importantes a nível nacional e internacional, incluindo a Série B do Campeonato Brasileiro em 2020 e a Copa Sul-Americana em 2016.

Em 2023, a Chapecoense ficou em quinto lugar no Catarinense, sendo eliminada nas quartas de finais pelo Barra. Apesar de enfrentar desafios no segundo semestre do Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu assegurar sua permanência na Série B. Com Claudinei Oliveira no comando técnico, responsável pela manutenção da equipe na segunda divisão nacional, a Chapecoense se prepara para o Estadual de 2024. O clube fez uma grande reformulação em seu elenco, anunciando 18 novas contratações. A estreia da Chapecoense no Catarinense será na Arena Condá, onde a equipe do Oeste enfrentará o Hercílio Luz no sábado (20), às 19h30.

Concórdia

O Concórdia, estabelecido na elite do futebol catarinense, entra no Campeonato Catarinense 2024 com a meta de manter sua posição consolidada na Série A, marcando seu quarto ano consecutivo na principal divisão do estado. Além do foco no estadual, o Galo do Oeste também se prepara para sua terceira temporada na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe teve um desempenho notável em 2023, alcançando as quartas de finais do Estadual, em que foi eliminada pelo Brusque, e terminando em sétima posição geral. Embora o Concórdia não tenha avançado além da fase de grupos na Série D, a equipe teve um momento de destaque na Copa SC, onde chegou à final, sendo superada pelo Marcílio Dias.

Sob a orientação do técnico Lucas Isotton, que assumiu o time durante a Copa SC e demonstrou um desempenho impressionante em seu primeiro trabalho como treinador principal, o Concórdia parte para a nova temporada com confiança e otimismo. O clube reforçou seu elenco com oito novas contratações. A jornada do Concórdia no Campeonato Catarinense começa com uma viagem a Lages, onde enfrentará o Internacional no estádio Vidal Ramos Jr, no dia 21 de janeiro, às 17h.

Joinville

O Joinville Esporte Clube, com um histórico de sucesso no futebol catarinense, aposta na experiência para a temporada do Campeonato Catarinense 2024. Detentor de 12 títulos estaduais, o JEC busca ampliar sua coleção de conquistas, que inclui cinco taças da Copa Santa Catarina e os títulos nacionais da Série B em 2014 e da Série C em 2011.

No entanto, o Joinville enfrentou dificuldades na temporada de 2023, não conseguindo resultados expressivos nas competições que disputou. A equipe terminou o Catarinense em nona posição e alcançou apenas o quinto lugar na Copa SC, um desempenho aquém das expectativas para o clube. Apesar dos desafios, Fabinho Santos, que assumiu como técnico no segundo semestre de 2023, permanece à frente da equipe, trazendo continuidade e esperança de melhorias. Complementando esta estratégia, o Joinville anunciou a contratação de dez novos jogadores, buscando reforçar o elenco Tricolor para a nova temporada. A estreia do JEC no Catarinense Fort Atacadista será um confronto em casa contra o Marcílio Dias, marcado para o sábado do dia 20 de janeiro, às 18h30.

Nação

O Nação, estreante na elite do Futebol de Santa Catarina em 2024, garantiu a vaga na Série A do estadual ao se consagrar campeão do Campeonato Catarinense da Série B no ano anterior. A trajetória de ascensão incluiu a vitória sobre o Guaraní e a conquista do título ao derrotar o Internacional na decisão. Além disso, em 2023, o time fez sua estreia na Copa Santa Catarina, terminando em nono lugar. Para a temporada na elite, o Nação contratou o técnico Sandro Sargentim e reforçou o elenco com 11 jogadores.

O Nação manda seus jogos na Arena Joinville até o fim deste ano, mas já tem um acerto para se mudar para a cidade de Araquari. O primeiro desafio do Nação na Série A será contra o Avaí, marcado para domingo (21), às 19h, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Esportes

Criciúma goleia no Rio e derruba técnico do Vasco

Ramón Díaz teve demissão anunciada menos de 15 minutos após o término da partida

Esportes

Florianópolis terá alterações no trânsito em função da 27ª edição do Revezamento Volta à Ilha

Organização do evento alerta para possíveis retenções no trânsito ao longo do sábado

Esportes

Associação de Surf de Balneário Camboriú retoma atividades com competição

BC Surf Treino ocorre neste domingo, a partir das 8h, no Pontal Norte

Esportes

Carro histórico de Ayrton Senna está à venda por R$ 3,1 milhões

Senna ajudou a desenvolver o Honda NSX no início dos anos 90

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)