keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Campanha ‘Heróis do Verão’ conclui ações bem sucedidas nas praias de Itapema

A campanha mobilizou mais de 900 pessoas nas praias Central e Meia Praia

design horizontal 38 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Entre 2 e 14 de janeiro, a campanha ‘Heróis do Verão’, organizada pela Conasa Águas de Itapema, mobilizou mais de 900 pessoas em ações de educação ambiental nas praias Central e Meia Praia. Com o apoio da Faaci e da ADI, a iniciativa focou na reciclagem correta de resíduos e no uso adequado da rede coletora de esgoto.

A campanha ‘Heróis do Verão’, uma iniciativa da Conasa Águas de Itapema, teve um objetivo claro: estimular práticas sustentáveis e conscientizar sobre a importância do descarte correto de resíduos. Em parceria com a Faaci (Fundação Ambiental Área Costeira Itapema) e a ADI (Associação de Pessoas com Deficiência para a Inclusão), a campanha utilizou personagens e atividades interativas para destacar a relevância da reciclagem e do uso responsável das redes de esgoto.

Durante o evento, os participantes receberam vários brindes educativos. Estes incluíam garrafas reutilizáveis para água, substituindo as descartáveis, bolsas temáticas para carregar resíduos recicláveis, e bituqueiras para evitar o descarte de bitucas de cigarro no meio ambiente. Além disso, mudas de plantas medicinais foram distribuídas, incentivando o cultivo sustentável e a conexão com a natureza.

“Coletamos dezenas de quilos de resíduos recicláveis trazidos pelos banhistas”, disse Rodrigo Bicudo Merege, coordenador de projetos de educação ambiental da Faaci. Nas tendas, foram instaladas esculturas para depositar materiais como latas, garrafas, plástico e papelão, facilitando a coleta e reciclagem.

Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema, destacou a abordagem lúdica da campanha. “Usamos personagens como Super Reciclagem e Super Protetor para mostrar a importância de ações sustentáveis no dia a dia”, explicou. A campanha também abordou a importância de não descartar objetos sólidos, fios de cabelo e fios dentais na rede coletora de esgoto.

A campanha não termina nas praias. Seus personagens, como os heróis Super Reciclagem e Super Protetor, e os vilões Monstro Cabeleira e Monstro Sujeirão, continuarão a promover a conscientização ambiental nas redes sociais da Conasa Águas de Itapema. Essas ações seguirão ativas até o final do verão de 2024, permitindo que mais pessoas se engajem e compartilhem as mensagens.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Caminhão é flagrado despejando resíduo no Rio Perequê em Itapema

Guarda Municipal e FAACI atuaram após denúncia de descarte irregular; caso será investigado como crime ambiental

Meio Ambiente

Mancha de óleo em rio preocupa moradores e ameaça espécies marinhas

Óleo vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel

Meio Ambiente

Porto Belo mantém todos os pontos próprios para banho, segundo relatório do IMA

As análises foram divulgadas no mais recente relatório, publicado na última sexta-feira (2)

Meio Ambiente

Itapema começa nova edição do Projeto Óleo Solidário

Ação envolve escolas municipais e premia turmas que mais arrecadarem óleo de cozinha usado; recursos serão destinados à APAE e projetos sociais

Meio Ambiente

Santa Catarina tem 78% dos pontos próprios para banho

Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho

Mais notícias

Segurança

Homem é preso suspeito de agredir e manter pai amarrado em cama

Em um dos episódios, o pai chegou a se fingir de morto para tentar escapar das agressões

Animal

Cachorro é resgatado após ficar seis dias preso em penhasco na Serra de SC

O animal, chamado Barão, estava em uma área de difícil acesso, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino, e foi localizado apenas pelos latidos