O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC) começou 2025 com iniciativas estratégicas para valorizar a profissão de corretor de imóveis e proteger os consumidores de práticas ilegais. Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Operação Verão reforça a fiscalização contra pessoas que atuam sem registro profissional na oferta de aluguéis de temporada no litoral catarinense.
Além disso, a campanha educativa “Negociações Imobiliárias Seguras” disponibiliza um Guia Prático para orientar o público sobre como realizar transações imobiliárias de forma confiável.
Com 17 fiscais atuando em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina e a Guarda Municipal de Florianópolis, a Operação Verão tem como foco coibir a atuação de “plaqueteiros” – pessoas que oferecem imóveis para locação sem registro no CRECI-SC. Reincidentes têm os casos encaminhados ao Ministério Público.
“Sem CRECI, não é corretor de imóveis”, alertou Marcelo Brognoli, presidente do CRECI-SC. Ele enfatizou os riscos de negociar com profissionais não habilitados, que não oferecem segurança jurídica aos consumidores.
A campanha “Negociações Imobiliárias Seguras” está sendo divulgada por meio de outdoors, redes sociais e mídia digital. No site oficial do CRECI-SC, é possível acessar o Guia Prático, que ensina como verificar o registro de corretores, denunciar irregularidades e identificar os benefícios de contratar profissionais credenciados.
Entre as vantagens de contratar um corretor registrado estão economia de tempo, suporte jurídico e atendimento personalizado, garantindo segurança durante todo o processo de negociação.
Denúncias sobre práticas ilegais no mercado imobiliário podem ser realizadas pelo e-mail denuncia@creci-sc.gov.br ou pelo WhatsApp (48) 3203-9223. É importante anexar provas, como fotos, vídeos e relatos detalhados, para que as denúncias sejam investigadas.
O CRECI-SC também monitora plataformas digitais para identificar e coibir práticas irregulares, reforçando a ética no mercado imobiliário catarinense.
A Operação Verão e a campanha educativa seguem até o final de fevereiro.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.