keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Campanha de doação de leite materno beneficia 10 mil bebês em SC

Este volume é parte dos 253 mil litros doados em todo o Brasil, provenientes do esforço de 198 mil mulheres, conforme dados de 2023

fghfghfghfgh e1715303644236 Visor Notícias
Foto: Empresa Brasileira de Comunicação / EBC / divulgação

A campanha anual de doação de leite materno, liderada pelo Ministério da Saúde, apresentou resultados expressivos em Santa Catarina, beneficiando aproximadamente 10 mil bebês com a doação de cerca de 13 mil litros de leite no último ano. Este volume é parte dos 253 mil litros doados em todo o Brasil, provenientes do esforço de 198 mil mulheres, conforme dados de 2023.

A iniciativa, que superou em 8% os números de 2022, ainda não atende completamente à demanda nacional, que seria 55% maior. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Doe leite materno: vida em cada gota recebida”, com o objetivo de ampliar em 5% a oferta de leite materno para recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país em 2024.

Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária, destacou a importância dessa doação, especialmente para bebês prematuros ou de baixo peso, que são cerca de 340 mil a nascer anualmente no Brasil, o que representa 12% do total de nascidos vivos. A alimentação com leite humano é crucial para a recuperação e desenvolvimento saudável desses recém-nascidos.

O Brasil conta com uma robusta infraestrutura para essa campanha, possuindo 225 bancos de leite humano e 217 postos de coleta. A campanha de 2024 também focará no apoio à mulher trabalhadora que amamenta, incentivando e certificando empresas que criam salas de apoio à amamentação, com 274 salas já certificadas no país.

O Ministério da Saúde reforça que a amamentação é a estratégia mais eficaz e econômica para reduzir a morbimortalidade infantil. A prática não apenas protege a saúde do bebê, diminuindo a ocorrência de diarreias, infecções e afecções perinatais, como também traz benefícios significativos para a saúde da mulher, reduzindo o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.

O esforço conjunto para aumentar as doações e o apoio à amamentação é fundamental para garantir que mais bebês em todo o país tenham a melhor chance possível de um começo de vida saudável.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Guararema News

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Balneário Camboriú registra quinta morte por dengue em 2024

A mais recente vítima, um homem de 89 anos com comorbidades, residia no bairro Vila Real

Saúde

Veja como lidar com a Síndrome de Domingo antes de começar uma nova semana

O domingo é considerado o dia mais infeliz da semana, segundo um artigo da American Psychological Association

Saúde

Santa Catarina registra 180 mortes por dengue e vacinação continua baixa

A preocupação é de que a vacinação do público-alvo está abaixo de 35% em todas as regiões onde é aplicada

Saúde

Ocupação das UTIs segue acima dos 90% em SC

Baixa procura por imunizantes contra a dengue e doenças respiratórias tem pressionado o sistema

Saúde

Hepatite C lidera causa de mortes em SC nos últimos cinco anos

Hepatite C não tem vacina, mas tratamento pode levar à cura

Mais notícias

Segurança

Família procura esteticista desaparecida em Palhoça

Michele de Abreu Oliveira, 42 anos, foi vista pela última vez na Praia de fora

Segurança

Polícia encontra mais de 50 kg de cocaína em caminhão que transportava doações ao RS

Veículo abordado com drogas transportava 20 toneladas de doações às vítimas do Rio Grande do Sul