keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú realiza 1° Encontro Municipal de Produtores de Arroz Irrigado 

  Evento realizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Epagri e o Sindicato, busca repassar novas técnicas de manejo da cultura

caminhonete fica atolada no meio do rio pereque 1549146447 Visor Notícias

O arroz irrigado é a principal atividade agrícola de Camboriú. Com técnicas que passam de geração para geração, a atividade é responsável pela renda de muitas famílias e movimenta a economia camboriuense. Por isso, a Secretaria de Agricultura, realizará no dia 18 de agosto o 1° Encontro Municipal de Produtores de Arroz Irrigado do município. O evento tem o apoio da Epagri, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (Sitruc) e do Núcleo dos Técnicos Agrícolas do Baixo Vale do Itajaí. Contará com quatro palestras, que serão realizadas no salão da Capela Nossa Senhora do Rosário, na localidade do Braço.
 
Direcionado aos produtores de arroz, estima-se que o evento contemple cerca de 50 famílias, além de empresas e autoridades do município. O secretário de Agricultura, Eduardo Melo Rebello, o Dado, aponta que existam cerca de 950 hectares de áreas plantadas. “Com a produção, são geradas 152 mil sacas por safra, que refletem numa renda estimada de 7 milhões de reais. Por conta de todo esse cenário, é necessário criar esse diálogo com os agricultores”, pontua. Ele defende que o encontro tem também a finalidade de valorizar os produtores de arroz e dar uma oportunidade de integração entre as famílias produtoras de Camboriú.
 
Para o extensionista da Epagri, Oderlei Marcio Anschau, o evento também possui um perfil conscientizador. “Se discute muito o conflito ambiental. Muitas famílias possuem arrozeiras às margens de rios, por exemplo. Com esse encontro, podemos impulsionar a diminuição da poluição do uso de recursos naturais, atrelando a prática com a valorização do meio ambiente”, enfatiza Anschau.  
 
O encontro iniciará com uma palestra sobre o uso sustentável da água na cultura do arroz irrigado, ministrada por Marcos Lima Campos do Vale, pesquisador da Epagri. Em seguida, Fabiana Schmidt, engenheira agronômica e também pesquisadora da empresa, apresenta uma palestra sobre o manejo da fertilidade dos solos das lavouras arrozeiras.
 
João Paulo Franzner, da Urbano Agroindustrial, fica responsável pela conversa sobre o mercado do arroz irrigado. Harry Dorow, presidente da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), ministrará uma palestra sobre cooperativismo e o evento se encerrará com uma rodada de negócios e apresentações culturais. O encontro tem apoio da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) e da Urbano Agroindustrial. 
 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Três cidades de SC garantem bolada em sorteio milionário da Mega-Sena

As apostas de SC que ganharam na quina da Mega-Sena foram todas de jogos simples, feitos presencialmente em lotéricas

Cidades

Portal Navega Mais Empregos está com 161 vagas de trabalho disponíveis

Entre as vagas, já quatro de estágio, duas de jovem aprendiz e duas temporárias

Cidades

Porto Belo assina Ordem de Serviço para construção do mirante no Morro de Zimbros

Obra terá investimento de mais de R$ 1 milhão provenientes de recursos próprios do município

Cidades

Abrigo de inverno está aberto para população em situação de rua em Itajaí

Espaço funciona das 19h às 7h, inclusive durante todo o fim de semana

Mais notícias

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Segurança

Homem é preso após furtar fios de obra e tentar fugir em Porto Belo

Suspeito abandonou o material e correu por 600 metros ao ver a polícia; furto foi registrado por câmeras de segurança no local da construção