keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Câmara de Itapema vota isenção de licença para demolições de pequeno porte

Ficam isentas da exigência de licenciamento obras em alvenaria com até 100 m² e um pavimento, bem como edificações em madeira ou mistas de até 120 m²

Camara de Itapema
Foto: Divulgação /Câmara de Vereadores de Itapema

A Câmara de Vereadores de Itapema discute nesta terça-feira (13), durante a 14ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025, que propõe a dispensa de licença para demolições de edificações de pequeno porte no município. A medida altera o artigo 31º da Lei Complementar nº 8/2002.

Pela proposta, ficam isentas da exigência de licenciamento obras em alvenaria com até 100 m² e um pavimento, bem como edificações em madeira ou mistas com até dois pavimentos e até 120 m². Nesses casos, a Certidão de Demolição será emitida após vistoria no local, desde que os resíduos da obra sejam descartados corretamente.

O autor do projeto, vereador Marcio Silva (DC), argumenta que muitos contribuintes realizam demolições sem licença por desconhecimento da legislação e acabam sendo surpreendidos com multas elevadas. Atualmente, o valor da penalidade é o mesmo para construções de qualquer porte.

O projeto também propõe novos valores de multa para demolições irregulares: 100 UFRM para edificações de até 300 m² e 500 UFRM para as acima dessa metragem. A proposta está em primeira votação e seguirá para novo turno antes de ser enviada para sanção, se aprovada.

Outro destaque da pauta é o Projeto de Lei nº 64/2025, da vereadora Ley Dias (PP), que institui o programa “Aprender no Ritmo Certo”, voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta prevê modelo educacional adaptado para alunos com hipersensibilidade sensorial, rigidez comportamental e dificuldades de socialização.

Também será votado o Projeto nº 75/2025, de Jaison Simas (União), que denomina a servidão localizada na Rua 406H, no bairro Sertão do Trombudo, como José Lisbôa, atendendo a pedido dos moradores da região.

Em segunda votação, será analisado o Projeto de Lei Complementar nº 3/2025, de Marcio Silva, que busca aprimorar o descarte de sobras de concreto fresco em obras públicas e privadas. A proposta recebe emenda modificativa que torna obrigatória a instalação de caixas de retenção em canteiros de obras com uso de concreto usinado.

Durante a sessão, a Câmara também homenageia com Moções de Aplauso o professor de artes marciais Carlos Eduardo Diogo (Thaíde), e o morador Manoel João da Silva (Sr. Lelo), de 97 anos, conhecido por sua trajetória e conquistas no esporte da bocha.

Por fim, será votada uma Moção de Repúdio à situação estrutural das escolas estaduais Anita Garibaldi e Prefeito Olegário Bernardes, proposta pelo vereador Yagam Dadam (PL), além da participação de cidadãos no espaço da Tribuna do Povo, abordando temas como acessibilidade e direitos das pessoas com autismo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Itapema realiza 1º Encontro sobre parto humanizado nesta quinta-feira

Evento gratuito garantir assistência humanizada na nova maternidade do município

Geral

Papa Leão XIV estreia nas redes sociais com contas oficiais

Novo pontífice já acumula milhões de seguidores no Instagram e X, onde herdou o perfil usado por Francisco e Bento XVI

Geral

Morre aos 89 anos Pepe Mujica ex-presidente do Uruguai

Líder político foi guerrilheiro, passou 14 anos preso e governou o Uruguai entre 2010 e 2015

Geral

Itapema receberá R$ 16 milhões em investimentos na rede elétrica até 2025

Novo transformador de 40 mil kVA será instalado na subestação de Itapema, o que deve dobrar a capacidade atual de distribuição de energia

Geral

Nubank vai acabar? Entenda a proposta do Banco Central

Banco Central propõe proibição do uso de “bank” por empresas que não têm autorização

Mais notícias

Trânsito

Chuva e acidentes causam lentidão na BR-101 no Litoral Norte

Engavetamentos e pista molhada geraram filas em Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes

Saúde

Itajaí confirma segunda morte por dengue em 2025

Vítima de 67 anos não tinha comorbidades; cidade soma 1.474 casos confirmados da doença neste ano