Mesmo sem tutor definido, Mortadela e Tatá são cuidados diariamente pela equipe e já integram a rotina do local
Dois cães que vivem na sede da Diretoria de Bem-Estar Animal (DABA) de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, ganharam crachás personalizados e foram oficialmente reconhecidos como mascotes da equipe.
Mesmo sem um tutor fixo, os cães, chamados carinhosamente de Mortadela e Tatá, recebem cuidados diários da equipe da DABA, com alimentação, abrigo e atenção. Segundo servidores, os animais já fazem parte da rotina do local e a entrega dos crachás simboliza acolhimento e pertencimento.
”Eles já são parte da nossa rotina. O crachá é uma forma carinhosa de mostrar que são bem-vindos e reconhecidos como membros da equipe”, contou uma das servidoras que convive com os mascotes.
A iniciativa acompanha uma tendência nacional de reconhecimento e proteção dos chamados animais comunitários — aqueles que vivem em espaços públicos e recebem cuidados da população. A ação representa um avanço ao transformar empatia em política pública e o cuidado em prática cultural.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.