Veículo elétrico com decolagem vertical deve ligar Faria Lima a Guarulhos, em São Paulo, em 13 minutos
A Embraer apresentou nesta terça-feira (8), durante evento promovido por um banco em São Paulo, a cabine física do eVTOL, veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, apelidado de “carro voador”. A aeronave é desenvolvida pela Eve, subsidiária da companhia, e já conta com 2.800 unidades encomendadas por 28 clientes em nove países. A expectativa é que o modelo comece a operar comercialmente em 2026 e gere até US$ 14 bilhões em receita líquida.
O vice-presidente sênior da Eve, Luís Carlos Affonso, destacou que o eVTOL terá alcance de 100 quilômetros e capacidade para realizar rotas urbanas como a que liga a Avenida Faria Lima, em São Paulo, ao Aeroporto de Guarulhos, em cerca de 13 minutos. O veículo deve operar com pouso e decolagem automáticos, o que, segundo a empresa, pode reduzir os custos com treinamento de pilotos.
Affonso afirmou que o principal desafio atual está na produção da aeronave, envolvendo tecnologias inéditas de motor, bateria e hélices. O projeto mobiliza cerca de 700 engenheiros e é considerado o maior foco de inovação da Embraer. A empresa estima que cidades como o Rio de Janeiro tenham potencial para operar 245 unidades, com mais de 100 rotas e receita anual de US$ 220 milhões.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.