keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Brasil pode sofrer seca histórica com super El Niño

Meteorologista alerta para estiagem severa

WhatsApp Image 2025 04 10 at 08.18.01 Visor Notícias
Foto: Antonio Carlos Mafalda/Secom

O Brasil poderá enfrentar uma seca extrema entre os anos de 2034 e 2035, segundo alerta feito pelo meteorologista Luiz Carlos Molion. A previsão está relacionada à possível ocorrência de um super El Niño, fenômeno climático que pode trazer impactos severos ao país, como crises hídricas e prejuízos à agricultura.

Molion comparou o cenário previsto aos eventos extremos de 1987-1988 e 2015-2016, quando o país enfrentou sérias dificuldades por conta da escassez de chuvas. De acordo com o especialista, os próximos dez anos devem apresentar um clima relativamente estável, com chuvas dentro da média histórica. Esse período, segundo ele, será ideal para o planejamento de ações preventivas.

O meteorologista ressaltou que apenas uma erupção vulcânica de grande magnitude, capaz de atingir entre 30 e 40 km de altitude, poderia alterar significativamente essa projeção climática. Sem esse fator, a tendência de um super El Niño em meados da década de 2030 permanece. Molion reforçou que a preparação antecipada é fundamental para mitigar os impactos da estiagem esperada.

design horizontal 2025 04 10T081926.591 Visor Notícias

Foto: Divulgação/NOAA

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Frente fria provoca chuva e rajadas de vento neste sábado em Santa Catarina

Previsão indica pancadas com trovoadas e mar agitado

Tempo

Frente fria provoca chuva e temporais isolados em Santa Catarina

Instabilidade atinge o Oeste e Planaltos nesta sexta (18)

Tempo

Sexta-Feira Santa pode ter temporais isolados com chegada de frente fria a SC

Instabilidade começa no Oeste e avança para outras regiões

Tempo

Litoral Norte de Santa Catarina terá sol e chance de chuva fraca à tarde nesta quinta-feira

As temperaturas variam entre 26 °C e 28 °C, com ventos fracos soprando entre sudeste e nordeste

Tempo

Santa Catarina terá sol entre nuvens na quinta e chuva retorna na sexta

Previsão indica tempo firme no estado antes da chegada de frente fria que pode provocar temporais localizados no Oeste

Mais notícias

Geral

Dupla de Páscoa vai pagar prêmio recorde de R$ 50 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas, no site ou aplicativo Loterias Caixa

Tempo

Frente fria provoca chuva e rajadas de vento neste sábado em Santa Catarina

Previsão indica pancadas com trovoadas e mar agitado