Paciente contraiu o vírus no exterior; Ministério da Saúde reforça importância da vacinação
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (18) o primeiro caso de sarampo no Brasil em 2025. O paciente, um homem de 31 anos, residente em São Paulo, apresentou os sintomas após retornar de uma viagem internacional. De acordo com a pasta, o caso é importado, não exigiu internação e o paciente, já vacinado, encontra-se em isolamento domiciliar e em recuperação.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os sintomas incluíram febre, manchas vermelhas pelo corpo e tosse persistente, sendo a confirmação feita por exame laboratorial. Apesar de isolado, o caso acende o alerta das autoridades, que reforçam a importância da imunização contra o sarampo, especialmente em crianças e adultos não vacinados.
O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa, transmitida por via aérea, com risco de complicações como pneumonia e encefalite. A principal forma de prevenção é a vacina tríplice viral, disponível gratuitamente no SUS. Crianças devem receber duas doses (aos 12 e 15 meses), enquanto adultos até 29 anos devem ter duas doses comprovadas e pessoas entre 30 e 59 anos, ao menos uma. Em caso de dúvida, a recomendação é procurar uma unidade de saúde.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.