Associação Brasileira de Proteína Animal elevou a estimativa de embarques para até 35 mil toneladas em 2025
O Brasil se prepara para aumentar as exportações de ovos diante da escassez nos Estados Unidos, causada pelo pior surto de gripe aviária já registrado no país. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) elevou a estimativa de embarques para até 35 mil toneladas em 2025, quase o dobro das 18 mil toneladas exportadas no ano passado. O crescimento se deve, principalmente, às compras americanas iniciadas no começo do ano.
Embora o Brasil ainda não possa vender ovos frescos diretamente aos consumidores dos EUA, empresas americanas estão autorizadas a importar o produto para processamento. Ao mesmo tempo, gigantes do setor, como Mantiqueira Brasil e Granja Faria, buscam expandir sua presença no mercado americano por meio de fusões e aquisições.
Nos Estados Unidos, o surto de gripe aviária já reduziu a oferta de ovos, elevando os preços a patamares recordes. Supermercados limitam as vendas, restaurantes impõem taxas extras e cresce o número de americanos comprando galinhas para produção própria. Enquanto isso, no Brasil, a forte demanda interna e o calor excessivo pressionam os preços do produto.
Com informações do Portal O Globo.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.