keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Bombeiros registram presença das caravelas-portuguesas no Litoral Norte

Diferente das águas-vivas, as caravelas são carregadas pelo vento. Por isso o aparecimento em determinadas regiões está diretamente ligado a questões climáticas e meteorológicas

Bombeiros começaram a registrar a presença das caravelas-portuguesas – pequenas colônias de animais marinhos que causam queimaduras ao entrarem em contato com a pele, e são consideradas mais perigosas do que as águas-vivas comuns, em praias de Itajaí, Barra Velha e São Francisco do Sul nos últimos dias.

No último fim de semana, pelo menos sete banhistas tiveram contato com caravelas em São Francisco do Sul e precisaram ser atendidos pelos guarda-vidas. Foram casos leves, mas acendem o alerta. O Corpo de Bombeiros sinaliza as praias onde há caravelas ou águas-vivas com bandeiras roxas. A mesma sinalização aparece no aplicativo Praia Segura, que mostra as condições das praias catarinenses em tempo real.

Diferente das águas-vivas, as caravelas são carregadas pelo vento. Por isso o aparecimento em determinadas regiões está diretamente ligado a questões climáticas e meteorológicas. Tenente Yuji Izake, do Corpo de Bombeiros, diz que elas costumam aparecer nas praias do Litoral Norte quando há vento leste ou nordeste – ele comanda os pelotões de São Francisco do Sul e Araquari e é um dos oficiais que atuam no controle das praias de toda a região, a partir de Itajaí.

A movimentação singular das caravelas ocorre porque elas são formadas por quatro animais diferentes, que vivem em sistema de interdependência. Um deles é o pneumatóforo, uma bolsa gelatinosa que flutua sobre a água e por isso é carregada pelo vento – funciona como a vela de um barco.

Os tentáculos das caravelas liberam uma toxina ao serem tocados, que podem causar queimaduras de terceiro grau e reações alérgicas graves. A recomendação do Corpo de Bombeiros é que, caso entre em contato com uma caravela, o banhista procure imediatamente um posto guarda-vidas. Os guarda-vidas estão treinados para esse tipo de atendimento e têm vinagre para disponibilizar para os ferimentos – o vinagre neutraliza a dor. Se necessário, eles acionam a ambulância e encaminham a vítima para o hospital.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC

Geral

‘Baby Shark’ se torna o vídeo mais assistido no mundo com 10 bilhões de visualizações

Em teoria, o hit das crianças foi mais assistido do que o número total de pessoas no mundo

Geral

Whindersson Nunes e Popó fazem treino aberto em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (28)

No dia anterior a luta, sábado (29), haverá pesagem oficial do evento e poderá ser acompanhada gratuitamente

Geral

Hospital Marieta conta com novo aparelho auxiliará na recuperação de pacientes ortopédicos

O Hospital Marieta Konder Bornhausen adquiriu, através do setor de fisioterapia, recentemente, um equipamento que fará toda a diferença para pacientes que passam por cirurgias ortopédicas. O Aparelho de Movimentação Passiva Contínua é um dos […]

Geral

Vídeo: Homem viraliza depois de construir “caminhão” com papelão em SC

O veículo tem como base uma bicicleta adaptada e é revestido com papelão para dar a aparência de um mini caminhão

Mais notícias

Brasil

Entenda como vai funcionar o autoteste de Covid-19

Uso do exame por leigos foi aprovado hoje pela Anvisa

Segurança

Homem é preso suspeito de realizar financiamentos fraudulentos em Joinville

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, realizou na tarde de quinta-feira (27) a prisão em flagrante de um homem que era investigado por crime de […]