keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Bombeiros registram presença das caravelas-portuguesas no Litoral Norte

Diferente das águas-vivas, as caravelas são carregadas pelo vento. Por isso o aparecimento em determinadas regiões está diretamente ligado a questões climáticas e meteorológicas

caravela itapoa Visor Notícias

Bombeiros começaram a registrar a presença das caravelas-portuguesas – pequenas colônias de animais marinhos que causam queimaduras ao entrarem em contato com a pele, e são consideradas mais perigosas do que as águas-vivas comuns, em praias de Itajaí, Barra Velha e São Francisco do Sul nos últimos dias.

No último fim de semana, pelo menos sete banhistas tiveram contato com caravelas em São Francisco do Sul e precisaram ser atendidos pelos guarda-vidas. Foram casos leves, mas acendem o alerta. O Corpo de Bombeiros sinaliza as praias onde há caravelas ou águas-vivas com bandeiras roxas. A mesma sinalização aparece no aplicativo Praia Segura, que mostra as condições das praias catarinenses em tempo real.

Diferente das águas-vivas, as caravelas são carregadas pelo vento. Por isso o aparecimento em determinadas regiões está diretamente ligado a questões climáticas e meteorológicas. Tenente Yuji Izake, do Corpo de Bombeiros, diz que elas costumam aparecer nas praias do Litoral Norte quando há vento leste ou nordeste – ele comanda os pelotões de São Francisco do Sul e Araquari e é um dos oficiais que atuam no controle das praias de toda a região, a partir de Itajaí.

A movimentação singular das caravelas ocorre porque elas são formadas por quatro animais diferentes, que vivem em sistema de interdependência. Um deles é o pneumatóforo, uma bolsa gelatinosa que flutua sobre a água e por isso é carregada pelo vento – funciona como a vela de um barco.

Os tentáculos das caravelas liberam uma toxina ao serem tocados, que podem causar queimaduras de terceiro grau e reações alérgicas graves. A recomendação do Corpo de Bombeiros é que, caso entre em contato com uma caravela, o banhista procure imediatamente um posto guarda-vidas. Os guarda-vidas estão treinados para esse tipo de atendimento e têm vinagre para disponibilizar para os ferimentos – o vinagre neutraliza a dor. Se necessário, eles acionam a ambulância e encaminham a vítima para o hospital.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Andares mais baixos do Hospital Mãe de Deus são evacuados em Porto Alegre

Pacientes mais graves estão sendo levados ao Hospital Moinhos de Vento

Geral

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais

Mais notícias

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar