keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Bombeiros e veterinários resgatam cervo exótico ferido em SC

O animal foi transferido ao zoológico de Balneário Camboriú para receber tratamento

cervo ibirama Visor Notícias
Foto: Iaran da Silva, Arquivo Pessoal

Um cervo exótico da espécie Axis axis foi resgatado em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, após ser encontrado com uma fratura exposta. O animal, que mobilizou esforços de resgate, está recebendo cuidados no zoológico de Balneário Camboriú e passará por uma avaliação especializada.

O cervo foi avistado inicialmente por Maria Gonçalves, moradora do bairro Areado, enquanto corria dos cachorros dela em uma cachoeira. O animal, um macho adulto pesando mais de 100 quilos, apresentava ferimentos visíveis em suas pernas.

Vizinhos da região capturaram o cervo e o mantiveram seguro com cordas até a chegada dos bombeiros voluntários, que foram os primeiros a responder à situação. Uma das pernas do animal apresentava uma fratura exposta. O médico veterinário Iaran da Silva foi chamado para atender o cervo. Iaran, que trabalha em uma clínica local, realizou os primeiros socorros, destacando a gravidade dos ferimentos do animal.

Durante o atendimento, Iaran descobriu um pedaço de plástico que estava apertando uma das pernas do cervo, além de cuidar da fratura exposta. O cervo recebeu uma tala e as medicações necessárias, tudo providenciado voluntariamente pela equipe de resgate.

Após o atendimento inicial, foi organizado um transporte para levar o cervo ao zoológico de Balneário Camboriú. O animal foi sedado para a viagem e chegou em segurança ao destino. O cervo passará por uma avaliação detalhada de um especialista para determinar os próximos passos de seu tratamento e recuperação.

A espécie Axis axis é considerada invasora no Brasil, com possíveis impactos negativos na fauna local. Especialistas acreditam que esses animais foram introduzidos em fazendas de caça. O primeiro registro oficial dessa espécie em Santa Catarina foi em 2019, em São José do Cedros, no Oeste do estado.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no Rio Grande do Sul

Desde 2006, o Brasil vinha conseguindo evitar a entrada do vírus em sua avicultura comercial

Animal

Criança de 6 anos sobrevive após ser picada por uma das cobras mais venenosas do Brasil

O menino foi levado às pressas para o hospital e ficou internado por 11 dias

Animal

Carreta derrama corante em córrego e tinge patos e gansos de azul

Produto químico escorreu após colisão com poste; aves foram resgatadas e córrego monitorado por risco ambiental

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Mais notícias

Eventos

Itapema recebe evento sobre influência e neurociência

Imersão Códigos da Influência promete treinar profissionais em técnicas de persuasão com base em ciência comportamental

Segurança

Polícia Militar prende seis homens e remove bloqueios de vias públicas em Florianópolis

Criminosos instalavam barricadas na via para dificultar a entrada de viaturas, ambulâncias e serviços essenciais, como coleta de lixo e socorro emergencial