Unidade em Araquari troca gás natural por bomba de calor e diminui em 10% a emissão de CO2 na produção
A fábrica do BMW Group em Araquari, no Norte de Santa Catarina, deu mais um passo rumo à sustentabilidade ao adotar uma nova tecnologia que reduz o impacto ambiental da produção de veículos. A unidade passou a utilizar uma bomba de calor no processo de pintura das carrocerias, substituindo o uso de gás natural pelo aquecimento com energia elétrica. A informação é da colunista Estela Benetti, ao NSC Total.
Com a mudança, a montadora garante uma redução de 10% nas emissões de CO2 na linha de produção. Segundo o BMW Group Brasil, a substituição dos combustíveis fósseis por fontes mais limpas reforça o compromisso global da marca com práticas industriais sustentáveis.
“A adoção da bomba de calor é mais um passo importante do BMW Group Brasil em direção a uma produção cada vez mais sustentável”, afirmou Otávio Rodacoswiski, diretor da fábrica. A tecnologia permite o aquecimento de água sem a queima de gás, tornando o processo de pintura mais limpo energeticamente.
A fábrica de Araquari completa 11 anos em 2025 e é a maior produtora de carros de luxo da América do Sul. Atualmente, monta os modelos BMW Série 3, BMW X1, BMW X4 e o híbrido plug-in BMW X5. A unidade também está preparada para produzir veículos elétricos quando houver demanda no mercado nacional.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.