keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Blumenau participa de projeto-piloto de alertas de desastres via celular

Tecnologia cell broadcast permitirá alertas instantâneos para moradores em áreas de risco

design horizontal 28 Visor Notícias
Foto: Reprodução

Moradores de Blumenau poderão receber alertas sobre riscos de desastres naturais e situações de extremo perigo em tempo real diretamente pela tela do celular. A cidade está em uma restrita lista de 11 municípios selecionados para participar de um projeto-piloto inédito no Brasil, baseado em uma tecnologia conhecida como cell broadcast. A informação é do colunista Pedro Machado, ao NSC Total.

Com ela, o usuário recebe uma notificação em texto, no formato de pop-up, na tela inicial do celular. Este alerta se sobrepõe a qualquer atividade – vídeo, aplicativo ou jogo, por exemplo – que estiver sendo executado no aparelho. Dependendo do grau da emergência, a mensagem também pode ser programada para disparar um sinal sonoro.

A diferença desta tecnologia para o SMS é a rapidez, já que as mensagens são recebidas de forma praticamente instantânea – “salvando” alguns segundos e minutos que podem fazer a diferença no atendimento às ocorrências. O sistema terá como público-alvo todos os números de celulares ativos na região que tenham sinal 4G ou 5G e estejam em uma área classificada pela Defesa Civil como de alto risco.

Segundo o secretário Carlos Menestrina, pesou a favor de Blumenau na seleção o histórico da cidade em ações de prevenção e respostas a desastres climáticos. Está prevista para julho uma simulação da tecnologia, em princípio em um perímetro delimitado. A ideia é testar a efetividade da ferramenta, para em um segundo momento avançar na discussão para implementação efetiva.

Se for adotado, o cell broadcast pode ser usado em qualquer tipo de situação que possa trazer risco à sociedade, diz Menestrina. Ele não substituirá, segundo o secretário, outros meios de alertas e informações já conhecidos da população, como o aplicativo AlertaBlu.

Além de Blumenau, Gaspar e as cidades de Muçum (RS), Roca Sales (RS), Petrópolis (RJ), Angra dos Reis (RJ), Indianópolis (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES), São Sebastião (SP), Morretes (PR) e União da Vitória (PR) também participarão do projeto piloto. A ação é uma iniciativa conjunta do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações. Ferramenta semelhante já é aplicada em países da Europa, Estados Unidos e Japão.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

Santa Catarina atinge 1,4 gigawatt de potência instalada em energia solar

Estado possui mais de 109 mil conexões de energia solar, beneficiando 139 mil consumidores

Tecnologia

Impressora 3D constrói casa de concreto em 60 horas no RS

Projeto da Sika utiliza tecnologia avançada para construção rápida e econômica

Tecnologia

Operadora catarinense recebe mais um prêmio nacional de inovação

Reconhecimento se soma ao da ANATEL como a melhor operadora de banda larga fixa do Sul do Brasil

Tecnologia

O futuro chegou? Vídeo flagra drone lavando fachada de prédio em SC

Registros viralizam e geram debate sobre sobre tecnologia e emprego

Tecnologia

Empresa de SC apresenta tecnologia que elimina contaminantes em alimentos

Visitantes poderão testar detector de metal e raio-X na Fispal em São Paulo

Mais notícias

Segurança

Homem vai na casa da ex e mata atual companheiro dela

Suspeito está foragido; caso ocorreu em Blumenau

Segurança

Quadrilha especializada em roubos de Rolex é presa em BC

PM recupera relógio de luxo e impede novo crime; os criminosos estavam hospedados em um hotel