keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

Blumenau avalia redução de cobradores de Ônibus

Cerca de 90% dos usuários já utilizam a bilhetagem eletrônica, e os custos com os cobradores ultrapassam os R$ 15 milhões

Rare Disease Day 29 Visor Notícias
Transporte coletivo de Blumenau – Foto: Prefeitura de Blumenau

Com 391 cobradores ativos, a Prefeitura Municipal de Blumenau está considerando um projeto para reduzir a presença desses profissionais nas linhas de ônibus.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, um projeto será apresentado em breve ao Legislativo, visando reestruturar a função dos cobradores, requalificando e adaptando às mudanças tecnológicas e operacionais. A legislação atualmente exige dois funcionários por ônibus (motorista e cobrador), mas com os avanços na bilhetagem eletrônica, questiona-se a necessidade de manter essa configuração em todas as linhas.

O plano da prefeitura, desenvolvido em conjunto com a BluMob, a empresa responsável pelo transporte coletivo, visa estudar modelos de outras cidades que já adotaram estratégias similares, como Joinville. A proposta é submeter essa discussão à sociedade para definir um direcionamento a partir do próximo ano.

Inicialmente, estima-se que entre 30% e 40% das linhas de ônibus não demandem a presença de cobradores, especialmente em horários de menor fluxo de passageiros. Cerca de 90% dos usuários já utilizam a bilhetagem eletrônica, e os custos com os cobradores ultrapassam os R$ 15 milhões para o sistema.

Apesar de não ser uma demissão em massa imediata, o plano prevê uma reorganização gradual ao longo de alguns anos, visando oferecer melhores condições aos profissionais e redirecionar os investimentos futuros. O secretário destaca a importância de readequar esses trabalhadores para outras atividades, mantendo o atendimento ao público.

Porém, o Sindetranscol, representante dos empregados do transporte coletivo, expressa preocupação. O presidente, Osnir Schmitt, afirma que retirar os cobradores pode afetar a qualidade do transporte, gerando atrasos e impactando negativamente os usuários. O sindicato não foi consultado sobre o assunto e se opõe à retirada de mais trabalhadores do sistema, considerando a perda de cerca de 200 postos de trabalho durante a pandemia.

O debate entre a prefeitura e o sindicato destaca a necessidade de equilibrar as mudanças tecnológicas e operacionais com o impacto no serviço oferecido aos usuários e na segurança laboral dos profissionais envolvidos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Brasil tem 8,6 milhões de pessoas desempregadas neste 1º trimestre

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, conforme divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (30)

Empregos

Na semana do Dia do Trabalho, Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

2.000 vagas de diversos cargos estão disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 5 de maio

Empregos

Correios anunciam próximo concurso público

O último concurso realizado pelos Correios em 2011 atraiu mais de 1,1 milhão de candidatos

Empregos

Concurso da CAIXA teve cerca de 1,2 milhão de candidatos inscritos

Há 4 mil vagas disponíveis e as provas serão aplicadas em 26 de maio

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas