Um vídeo que mostra um bezerro sendo transportado na carroceria de um carro em São José, Grande Florianópolis, tem gerado discussões entre os internautas sobre maus tratos aos animais.
A gravação, publicada na página do Instagram São José 100 Limites, revela o momento em que o animal é conduzido próximo ao Mundo Car Shopping.
Durante o trajeto, o motorista executa algumas manobras, causando um desequilíbrio visível no bezerro. Até a manhã de terça-feira (31), o vídeo já havia alcançado mais de 70 mil visualizações e atraído vários comentários.
Muitos usuários condenaram a ação do motorista, afirmando que o transporte do bezerro daquela forma se configurava como maus tratos. Um dos internautas expressou: “Isso é crime de maus tratos contra o animal, quem filma e não denuncia é conivente”.
Uma usuária relembrou um episódio envolvendo uma conhecida: “A mulher tinha um papagaio de estimação solto no sítio, a polícia ambiental foi lá e pegou o papagaio, agora aí não tem problema?”, questionou.
Por outro lado, houve quem defendesse o condutor do veículo, com um comentário dizendo: “Coitadinho por quê? Querem que leve ele no banco da frente com cinto de segurança?”.
Quanto à legalidade do ato, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 235, proíbe o transporte de animais na parte externa dos veículos, independentemente da forma.
Caso o motorista seja flagrado cometendo essa infração, ele pode ser penalizado com multa de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na carteira de habilitação.
Para quem deseja denunciar situações de maus tratos a animais, existe a Delegacia Virtual de Proteção Animal, onde é possível relatar o ocorrido de maneira anônima.
Esse caso em São José ressalta a importância do debate sobre o bem-estar animal e a necessidade de se conhecer as regras de transporte adequado.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.