Remoção de detritos permitirá manutenção das comportas pela Celesc; ação é considerada estratégica para segurança no Vale do Itajaí
A Barragem de José Boiteux, no Vale do Itajaí, iniciou nesta segunda-feira (28) a limpeza de galharia nas tulipas e galerias de descarga. A ação visa liberar o escoamento da água e permitir a manutenção das comportas pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
A medida é resultado de uma vistoria técnica realizada em março, que identificou acúmulo de troncos, lixo e detritos impedindo o funcionamento adequado da estrutura. Segundo a Defesa Civil, esses resíduos elevam o nível da água a montante e comprometem a segurança da barragem de José Boiteux. A limpeza foi autorizada pelo governador Jorginho Mello, com investimento de R$ 117 mil.
Após a retirada dos materiais, a Celesc fará a manutenção das comportas, incluindo diagnóstico e correções necessárias. A ação integra um plano mais amplo de reabilitação da barragem, considerada estratégica para conter cheias e proteger a população do Vale Europeu. Paralelamente, o Governo do Estado firmou convênio para construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.