Animais são mais perigosos que águas-vivas e podem causar queimaduras de até terceiro grau
Banhistas voltaram a registrar caravelas-portuguesas na praia de Itapema nesta quarta-feira (7). Esses animais são mais perigosos que águas-vivas e liberam toxinas durante o contato físico, que pode provocar queimaduras químicas de até terceiro grau. Em 2021, estes animais chegaram a ferir banhistas.
As caravelas chamam atenção pelo colorido, rosa e azul. Elas flutuam no mar e possuem células urticantes nos tentáculos. São bastante perigosas. Praias com presença de águas-vivas ou caravelas-portuguesas são demarcadas pela bandeira roxa. Nestes casos, o cuidado é redobrado. Os animais chamam atenção pelas cores, mas não devem ser tocados.
Em casos de queimaduras por estes animais, a recomendação dos bombeiros é sair da água imediatamente e lavar o local com a água do mar. Os tentáculos do animal podem ficar “grudados” no local, e podem ser retirados com uma pinça. Depois da retirada, é recomendado lavar o local também com vinagre.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.