keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Balneário Camboriú decreta emergência por falhas estruturais em todas as escolas e creches

As 47 unidades têm falhas estruturais; obras serão emergenciais

WhatsApp Image 2025 03 26 at 15.50.45 Visor Notícias
Foto: Secom BC/ Divulgação

A prefeita Juliana Pavan decretou, na última terça-feira (25), estado de emergência e calamidade na infraestrutura das escolas municipais de Balneário Camboriú. A medida, válida por 180 dias, foi tomada após um levantamento técnico apontar falhas graves em todas as 47 unidades da rede pública de ensino, o que compromete a segurança e o funcionamento das instituições. A informação foi divulgada pela prefeitura.

Segundo o relatório, foram identificados problemas como instalações elétricas comprometidas, telhados danificados, pisos inadequados, ausência de climatização, falta de acessibilidade e número insuficiente de banheiros. Além disso, 27 escolas não possuem a Declaração de Regularidade Sanitária. Questões de segurança também preocupam, como a ausência de planos de evacuação, muros baixos e estruturas sem sistemas eficazes de combate a incêndios.

A rede municipal atende atualmente 15.307 alunos — sendo 10.974 no ensino fundamental e 4.333 na educação infantil. A Secretaria de Educação informou que realiza chamadas semanais para preenchimento de vagas na educação infantil, com 25 crianças de até 3 anos aguardando matrícula.

Com o decreto, será possível contratar empresas sem licitação para executar reformas emergenciais, priorizando as escolas mais afetadas. O custo estimado para a recuperação da infraestrutura é de R$ 76 milhões. Entre as ações já iniciadas estão as melhorias no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Meu Pequeno Mundo, no bairro Nova Esperança, e a reforma do telhado do CEM Nova Esperança, orçada em R$ 500 mil e com previsão de conclusão em até 90 dias.

Durante a assinatura da ordem de serviço, a prefeita também anunciou que será apresentado ainda este ano o projeto de ampliação do CEM Nova Esperança e pediu apoio dos vereadores para buscar recursos junto aos governos estadual e federal. As ações incluem ainda regularização elétrica, reformas estruturais, implantação de acessibilidade e reforço na fiscalização sanitária.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

5 dicas simples para montar um cronograma de estudos eficaz

Ferramenta é valiosa para maximizar o aprendizado, minimizar o estresse e aumentar as chances de sucesso no vestibular

Educação

Ministério da Educação divulga datas de inscrição e provas do Enem 2025

O edital com o valor da taxa de inscrição e demais orientações será publicado nos próximos dias

Educação

Confira as principais características da Pré-História

Descubra os principais avanços culturais e tecnológicos nas eras mais antigas da humanidade

Educação

Saiba como estudar meio ambiente para os vestibulares

Questões envolvendo aquecimento global e efeitos do clima devem aparecer com frequência nas provas

Educação

Veja como aprender matemática pode mudar o futuro

O aprendizado dessa matéria pode ser simples e acessível

Mais notícias

Segurança

Homem de 41 anos é preso por estuprar menina de 3 em matagal

Suspeito tinha mandado de prisão por homicídio e foi detido após a mãe encontrar lesões na criança

Geral

Nubank vai acabar? Entenda a proposta do Banco Central

Banco Central propõe proibição do uso de “bank” por empresas que não têm autorização