A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú confirmou os dois primeiros casos de dengue e os dois primeiros casos importados de chikungunya em 2025, neste sábado (4). Os casos de dengue foram registrados na região central da cidade, enquanto os de chikungunya ocorreram nos bairros São Judas e Barra.
De acordo com a secretária de Saúde, Aline Leal, as equipes intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com a aplicação de fumacê durante a madrugada nos bairros Barra e Centro. O fumacê é utilizado exclusivamente em casos confirmados e realizado em horários estratégicos para maior eficácia.
A Secretaria reforça que a colaboração da comunidade é essencial para controlar a proliferação do mosquito. É fundamental eliminar focos de água parada e permitir o acesso dos agentes de saúde às residências para vistorias e orientações.
Dicas para prevenir o Aedes aegypti:
- Coloque areia nos pratos de vasos de plantas ou remova os pratos;
- Mantenha piscinas limpas durante todo o ano;
- Instale telas nos ralos;
- Recolha e acondicione o lixo em locais cobertos;
- Mantenha cisternas e reservatórios devidamente fechados.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (47) 3261-6264.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.