keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Balneabilidade: 77% das praias de SC estão próprias para banho

Em Itapema, dos 10 pontos monitorados, quatro foram considerados impróprios para banho

Estaleiro, em Balneário Camboriú
Foto: Marcos Schafer/Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

O relatório mais recente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) indica que a grande maioria das praias em Santa Catarina está própria para banho. O estudo, que analisou 237 pontos ao longo do litoral catarinense, revelou que 184 pontos, ou seja, 77,64%, são seguros para os banhistas. Este levantamento, realizado na primeira semana de novembro, abrangeu diversas praias e balneários, desde o Sul até o Norte do estado.

Florianópolis se destaca com 76 de seus 87 pontos de banho classificados como próprios, o que representa mais de 87% de suas praias avaliadas pelo IMA. O programa de monitoramento da balneabilidade engloba um total de 27 municípios, garantindo que residentes e turistas estejam informados sobre a qualidade da água nas praias.

Contudo, há exceções como as praias Central de Balneário Camboriú e Praia Brava em Itajaí, que foram classificadas como impróprias para banho. A classificação de imprópria é atribuída a pontos onde mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas excedem o limite de 800 coliformes fecais Escherichia coli por 100 mililitros de água, ou quando o resultado da última coleta ultrapassa 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Por outro lado, praias como a Enseada em São Francisco do Sul e Canasvieiras, Jurerê e Campeche em Florianópolis, estão próprias para banho, cumprindo o critério de segurança de ter no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros em 80% ou mais das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores.

O IMA continua a monitorar as condições das praias catarinenses, fornecendo informações vitais para a saúde pública e a segurança dos banhistas que visitam o estado conhecido por suas belas praias e atrações turísticas.

Itapema

Em Itapema, a qualidade das águas para banhistas apresenta variações significativas. Segundo a análise, dos dez pontos monitorados, seis foram classificados como próprios para banho, enquanto quatro foram considerados impróprios. Os dados indicam que as praias centrais têm uma qualidade de água melhor, com pontos localizados na Rua 113, Rua 149 e Rua 261 recebendo a bandeira de próprias para o lazer aquático. Em contraste, áreas como a Rua 227 e a Rua 319, assim como a Rua 205 e a FTE Rua 1100, foram marcadas como impróprias

Porto Belo

Em Porto Belo, a maioria das praias está com a bandeira verde para os banhistas, de acordo com os dados mais recentes de balneabilidade divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente. Das seis praias monitoradas, cinco estão próprias para banho, com destaque para a Praia de Perequê e a Praia de Porto Belo, onde múltiplos pontos foram testados e aprovados. A exceção fica por conta do ponto 03 na Praia de Perequê, próximo à foz do rio Perequezinho, que foi classificado como impróprio para banho.

Confira aqui o relatório completo do IMA.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Cobrança da TPA em Bombinhas termina nesta terça-feira

Postos de atendimento em Bombas e Zimbros seguem abertos até 30 de abril para regularização e esclarecimento de dúvidas

Meio Ambiente

Santa Catarina discute preservação ambiental com a criação do Banco de Obras Costeiras

Plataforma vai reunir informações técnicas para apoiar ações de preservação do litoral catarinense

Meio Ambiente

Itapema recebe última etapa do Jogue Limpo com o Meio Ambiente

Ação promove educação ambiental e encerra ciclo de verão no litoral

Meio Ambiente

Maior evento de observação de aves do mundo terá expedição marítima especial em Balneário Camboriú

A ação que partirá do Atracadouro Barra Sul acontece em 10 de maio, com vagas limitadas

Meio Ambiente

Quase duas toneladas de lixo são retiradas dos mares em ação ambiental em Porto Belo

O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço

Mais notícias

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Segurança

Homem é preso após furtar fios de obra e tentar fugir em Porto Belo

Suspeito abandonou o material e correu por 600 metros ao ver a polícia; furto foi registrado por câmeras de segurança no local da construção