Um encalhe curioso movimentou a praia de Itapirubá, em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, neste sábado (17). Uma suposta baleia “reborn” — réplica em tamanho real — virou assunto nas redes sociais após ser “resgatada” por uma equipe de profissionais em plena faixa de areia.
Mas não se tratava de um caso real. A ação fez parte de um simulado promovido pelo Instituto Australis, localizado na cidade, com o objetivo de treinar equipes de resgate para situações reais de encalhe de baleias-franca no litoral brasileiro.
A réplica da baleia-franca, confeccionada com materiais que imitam textura e proporções do animal verdadeiro, chamou a atenção de moradores, turistas e internautas. A atividade integra o projeto ProFRANCA, dedicado à conservação da baleia-franca-austral no Brasil.
Reconhecido nacionalmente, o Instituto Australis desenvolve pesquisas, monitoramento e ações educativas voltadas à proteção da espécie, além de capacitar profissionais para atuar com segurança em emergências ambientais.
Bonecas hiper-realistas ganham destaque entre colecionadores e entusiastas e agora viram tema de debate legislativo. Com valores que podem ultrapassar R$ 9 mil, os bebês reborn têm aparência semelhante à de recém-nascidos e, em alguns casos, são tratados como filhos. A popularização do uso dessas bonecas levou à apresentação de três projetos de lei na Câmara dos Deputados, que abordam desde o uso terapêutico até possíveis restrições em serviços públicos.
Câmara propõe multa de até R$ 30 mil para fura-fila com bebê reborn. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade