Um voo comercial entre a Alemanha e a Espanha ficou por cerca de 10 minutos sem nenhum piloto consciente na cabine de comando, após o copiloto sofrer um mal súbito enquanto o comandante havia saído para ir ao banheiro. O caso aconteceu em 17 de fevereiro de 2024, com 205 pessoas a bordo, e só foi divulgado publicamente na última quinta-feira (15).
O incidente foi detalhado em relatório da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha (CIAIAC), que apontou falhas nos protocolos de segurança para voos em cruzeiro.
A aeronave seguia em altitude de cruzeiro com piloto automático ativado, o que evitou maiores riscos até a realização de um pouso de emergência no Aeroporto de Madri-Barajas, onde o copiloto recebeu atendimento médico.
Entenda o que aconteceu dentro da cabine do avião
- Às 10h31, o comandante deixou a cabine do avião por motivos fisiológicos;
- O copiloto, que havia se comunicado normalmente até então, perdeu a consciência;
- O comandante tentou retornar, mas não conseguiu abrir a porta com a senha;
- Após várias tentativas, a porta foi aberta às 10h42 pelo próprio copiloto, já debilitado;
- A tripulação e um passageiro médico prestaram os primeiros socorros;
- O avião pousou em segurança cerca de 20 minutos depois.
A suspeita é de que o copiloto tenha sofrido um transtorno convulsivo, condição que não havia sido detectada em exames médicos anteriores. Seu certificado para voo foi suspenso preventivamente.
Protocolo sob revisão
O relatório destaca que, no momento do incidente, não havia exigência regulamentar para a presença de outro tripulante autorizado na cabine durante ausências breves de um dos pilotos.
A CIAIAC recomendou uma mudança no protocolo, sugerindo que duas pessoas permaneçam na cabine em todos os momentos, para aumentar a segurança em voos comerciais.
A companhia aérea envolvida não comentou oficialmente o caso.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.