keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Avião que vai buscar vacinas na Índia decola nesta sexta

A previsão é que a aeronave decole às 23h e chegue amanhã (16) à Índia.

X
Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia

Decola nesta sexta-feira (15) do Recife em direção a Mumbai, na Índia, o avião da companhia aérea  Azul que vai buscar os 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 importadas do país asiático. A previsão é que a aeronave decole às 23h e chegue amanhã (16) à Índia.

Inicialmente o voo estava previsto para decolar na noite de ontem (14), também às 23h, mas a viagem foi reprogramada em razão de questões logísticas internacionais.

O voo com destino ao Recife partiu na tarde de ontem, por volta das 15h30, do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A Azul comentou a alteração na viagem e disse que, após chegar à capital pernambucana, a tripulação pernoitaria na cidade, prosseguindo o voo nesta sexta-feira.

A volta da aeronave ao Brasil estava marcada para sábado(16), aterrissando no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas, com a alteração no voo, ainda não há informações sobre o retorno do avião.

“A data de retorno ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul”, disse o Ministério da Saúde, ontem, em nota.

Ao chegar, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência se reúne no domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

De acordo com o ministério, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

A segurança no transporte das doses pelo Brasil será realizada pelas Forças Armadas, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.

Aeronave

O avião que parte em direção à Índia é um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da Azul, e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses, de acordo com as recomendações do fabricante. O avião percorrerá cerca de 15 mil quilômetros até o destino final.

O ministério informou que, além do apoio da Azul, conta com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina.

Fonte: Agência Brasil

Coronavírus

Com mais de 200 pacientes na fila por UTI, Santa Catarina transfere internados para o Espirito Santo

Desde o início dessa pandemia, essa é a primeira vez que SC transfere pacientes para outros estados

Coronavírus

Estados adotam novas restrições contra a Covid-19

Em um ano, doença já matou 255,7 mil pessoas no Brasil

Coronavírus

Governo do Estado publicará edital para contratação de leitos de UTI na rede privada

Segundo o governador, o edital receberá as propostas dos hospitais privados e avaliará as condições de forma célere

Coronavírus

Estado cobra reativação imediata de leitos em hospitais de Santa Catarina

Levantamento realizado pela pasta nesta segunda-feira (1°), demonstra que 118 leitos continuam desativados em Santa Catarina. O número já chegou a ultrapassar a marca dos 200.

Coronavírus

Santa Catarina tem apenas cinco leitos de UTI disponíveis para casos de Covid-19

A informação foi passada pelo boletim diário do Governo do Estado no final da manhã desta segunda-feira (01)

Mais notícias

Economia

Produção de petróleo cresce 5,4% de dezembro para janeiro, diz ANP

Produção da camada pré-sal chegou a 2,07 milhões de barris de petróleo

Brasil

STF derruba parte de norma que reduziu conselho de direitos da criança

Ministros consideraram inconstitucional a mudança