Caso aconteceu no início da tarde desta terça-feira (6); equipes de emergência foram posicionadas em solo de forma preventiva
Um Airbus A319 operado pela LATAM Brasil enfrentou uma situação de emergência na tarde desta terça-feira (6), após perder uma roda durante o voo LA-3923, que partiu do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro em direção ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo. O ocorrido obrigou os pilotos a desviarem o curso para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde realizaram um pouso seguro. A informação é do portal Aeroin.
Após detectar a perda de uma roda do trem de pouso, a tripulação do voo LA-3923 optou por desviar para Guarulhos, considerando as pistas maiores e mais adequadas para uma situação de emergência. O voo havia decolado às 12h20 do Rio de Janeiro, com previsão de aterrissagem em Congonhas.
Antes do pouso, a aeronave fez uma passagem baixa pela pista 10L de Guarulhos para permitir uma verificação visual do trem de pouso. Apesar das tentativas, a controladora de tráfego aéreo informou que não foi possível confirmar visualmente a presença das rodas do trem principal. A equipe de apoio no solo foi acionada para verificar a situação enquanto a aeronave preparava-se para uma nova aproximação de pouso.
Com a declaração de “PAN PAN” pelo piloto, indicando uma situação de urgência sem risco iminente à segurança, as equipes de emergência foram posicionadas ao redor da pista. O Airbus A319 pousou sem maiores complicações, demonstrando a eficácia dos protocolos de segurança.
De acordo com informações fornecidas ao Aeroin, a Latam afirmou que o voo foi desviado para Guarulhos para manutenção corretiva da aeronave e que os passageiros estão recebendo toda a assistência necessária pela troca de aeroportos.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.