keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Atenção: Tempestade avança por SC nesta quinta-feira e Defesa Civil emite alerta para deslizamentos

Defesa prevê risco de alagamentos e deslizamentos

X
Foto: Flávia Prata/NDTV

O alerta para temporais e chuvas volumosas segue em Santa Catarina nesta quarta-feira (9). A Defesa prevê risco de alagamentos, deslizamentos, raios, granizos e rajadas de vento em todo Estado.. A tempestade é provocada por um sistema de baixa pressão formado na altura do Litoral de Santa Catarina. O alerta da Defesa Civil segue até às 23h59 de quarta-feira. Mas, nesta quinta-feira (10), poderá ocorrer temporais em diversas cidades. Em áreas do Litoral e na região Florianópolis Serrana, persiste o risco de deslizamentos e novos alagamentos por causa do solo encharcado. O tempo começa a melhorar na sexta-feira, 11, com a chegada de uma massa de ar frio, de origem polar.
 
A Epagri informou ainda que o acumulado de chuva de ontem(08/06) para hoje (09/06) superou os 100 milímetros no Litoral de Santa Catarina. Totais superiores a 50 mm ocorreram entre o Meio-Oeste e Sul de SC, e especialmente nas áreas entre Itajaí e Tubarão, com valores de 150mm (Camboriú) e 170mm (Itajaí e Tubarão). Os elevados volumes de precipitação concentraram-se na madrugada desta quarta-feira, 09. A chuva, segundo a Epagri, está associada ao predomínio de ventos de leste em superfície, que favorecem o transporte de umidade do mar para o Litoral de SC, e à atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera.

Cuidados e recomendações

Em tempestades com ventos fortes e raios, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água. Vale lembrar que o banheiro de alvenaria é um local muito seguro, e os aparelhos eletrônicos devem ser desligados.

Já em casos de alagamentos e inundações, a orientação é de que os moradores evitem contato com as águas e não dirijam em locais alagados, assim como transitar em pontilhões ou pontes submersas. Deve-se ter uma atenção especial para crianças próximas a rios e ribeirões.

Além disso, os catarinenses precisam ficar atentos a alguns sinais de deslizamentos de terra. São eles: inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência; aparecimento de rachaduras em muros ou paredes. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal da Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Tragédia: Cadeirante não consegue sair de casa e morre carbonizado em SC

Durante o processo de rescaldo do incêndio, o corpo da vítima foi localizado totalmente carbonizado

Geral

Atenção motoristas: Trecho da BR-470 em SC será interditado totalmente neste domingo

Bloqueio da pista está programado para às 5h, com reabertura estimada às 15h

Geral

Havan é três vezes premiada como marca mais lembrada pelos catarinenses em 2021

É a 13ª vez que a reade varejista é finalista do Top Of Mind em Santa Catarina

Geral

Relatório do IMA aponta que 78,8% dos pontos analisados no Litoral estão próprios para banho

De novembro a março, considerado alta temporada, os resultados das amostras são divulgados toda semana

Geral

Paulinha homenageia Hospitais filantrópicos em sessão especial da Alesc

Paulinha afirmou que a homenagem foi a forma encontrada para trazer luz ao trabalho edificado pelas mãos dos profissionais e dirigentes das unidades de saúde

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup