keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Atenção: Formação de ciclone no Sul do Brasil vai provocar chuva extrema nos próximos dias

Cenário de enorme instabilidade atmosférica previsto para SC e RS

chuva Visor Notícias
Foto: Governo de SC/Divulgação

A previsão indica muita chuva em Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira (2). Grandes acumulados são previstos para poucas horas. O alerta também foi emitido por outros órgãos, a respeito da chuva extrema, que poderá provocar alagamentos e até deslizamentos em áreas de maior risco. A precipitação aponta em alguns pontos marcas superiores a 100 mm.

Conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, do Centro Nacional de Desastres e da Epagri-Ciram, os volumes até o final da manhã deste domingo já atingiam 105 mm em Vacaria, 79 mm em Serafina Correa, 69 mm em Lagoa Vermelha, 63 mm em Saudades e 62 mm em São Joaquim.

Para domingo (1), a chuva não é excessiva e os volumes maiores ocorrem no Oeste catarinense e em pontos da Metade Norte gaúcha com 30 mm a 40 mm nos locais em que mais chover. Na maioria dos municípios destas áreas, os índices devem ficar entre 10 mm e 20 mm.

Atenção: Chuva forte a partir de segunda-feira

O pior da chuva, entretanto, ocorre entre segunda-feira e quarta-feira no Sul do Brasil com previsão de acumulados de precipitação extremos. A instabilidade vai se intensificar com muita chuva e vento pela formação de um ciclone na região que gerará nuvens muito carregadas com aporte de umidade vinda da Amazônia.

A chuva nesta segunda-feira tende a ser mais volumosa na Metade Norte do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul Catarinense e no Sul de Santa Catarina com 100 mm a 150 mm em alguns pontos, o que deve trazer transtornos. Mais ao Norte de Santa Catarina e na Metade Sul gaúcha não são esperados altos volumes.

 O cenário se deteriora muito entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina entre terça e quarta-feira, dias que serão de muita chuva e que vão se somar a prováveis acumulados de até 100 mm a 250 mm.

Conforme o MetSul, entre os dois dias, vórtice ciclônico começa a se organizar em um ciclone, o que resultará em vento por vezes forte e chuva forte mais generalizada que será muito intensa e excessiva com altos acumulados que podem atingir de 100 mm a 250 mm em 24 horas em alguns pontos principalmente do Nordeste gaúcho e do Sul catarinense.

Na quinta, o episódio de instabilidade vai chegar ao fim com chance de chuva em pontos muito mais próximos da costa, bem menos volumosa, com a melhora do tempo na maior parte do Sul do Brasil com o ingresso de ar seco que vai proporcionar a presença do sol na esmagadora maioria dos municípios da região.

O que realmente preocupa é a sucessão de dias com chuva volumosa e os acumulados finais que vão ficar entre 200 mm e 300 mm em muitas cidades com registros pontuais tão extremos como 400 mm a 500 entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina. Nas saídas deste domingo de madrugada e de manhã, todos os modelos numéricos regionais e globais insistem em indicar um cenário de chuva extrema.

As projeções sinalizam os mais altos volumes para a Metade Norte gaúcha e o estado de Santa Catarina. A chuva tende a ser mais expressiva principalmente no Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; e no Sul e no Leste do estado em Santa Catarina. Outras regiões dos dois estados e até pontos do Paraná, contudo, também podem ter acumulados pontualmente elevados de precipitação no período.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Cidade da Serra Catarinense decreta situação de emergência após tempestade de granizo; confira o vídeo

Em resposta aos prejuízos causados, a Prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias

Tempo

Sol entre nuvens e períodos de céu nublado marcam o domingo no Litoral Norte de SC

Previsão será de clima instável, com máxima de até 24°C

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Tempo

Defesa Civil emite alerta para risco de temporais neste sábado em SC

Chuva intensa, ventos fortes e granizo podem atingir regiões do centro, leste e norte do estado

Tempo

Frente fria traz temporais e frio no fim de semana em SC

Fim de semana terá instabilidade, ventos fortes no litoral e avanço de massa de ar frio

Mais notícias

Economia

Santa Catarina mantém alta no turismo após temporada de verão

Nos últimos anos, o estado tem registrado crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais