keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Ataque russo destrói o Antonov Mriya, o maior avião do mundo

Aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia na década de 80 para dar suporte ao programa espacial soviético

antonov an 225 no aeroporto arlanda em estocolmo 27022022131048508 Visor Notícias

Além da perda de vidas humanas, a ação militar da Rússia sobre a Ucrânia causa uma enorme tragédia para a aviação. Como resultado do segundo ataque aéreo das tropas russas no aeroporto Hostomel (Gostomel), perto de Kiev, a maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída.

A confirmação foi feita pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba em uma rede social. A empresa Antonov havia dito que o An-225 ainda estava intacto há 2 dias, em 25 de fevereiro de 2022, após o primeiro ataque russo. Apenas um modelo do AN-25 foi construído. O avião foi apelidado de Mriya, “sonho”, em português. E tinha um simbolismo enorme entre aeronautas e entusiastas da aviação.

Por onde pousasse, o avião arrastava grupos de entusiastas que se mobilizavam para registrar o pouso do gigante da aviação. Ironia do destino, a aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia no final da década de 80 para dar suporte logístico ao programa espacial soviético.

O AN-225 transportou o ônibus espacial russo Buran,  primeiro avião espacial a ser produzido como parte do programa soviético/russo. Buran significa “tempestade de neve”. Em novembro último a espaçonave foi flagrada em um hangar próximo a Baikonur, no Cazaquistão, em situação de abandono.

O Antonov AN-225S tinha uma utilidade ímpar no transporte mundial de cargas, uma vez que só ele reunia condições de transportar certos carrregamentos, devido ao seu tamanho.

O avião estratégico de transporte aéreo de carga foi projetado pelo Antonov Design Bureau no SSR ucraniano dentro União Soviética durante a década de 1980. Depois de cumprir com sucesso suas missões militares soviéticas, foi desativado por oito anos. Depois disso foi remodelado e reintroduzido em operação comercial com a Antonov Airlines , transportando cargas úteis de grandes dimensões.

Como uma aeronave superdimensionada, o Antonov An-225 Mriya detinha vários registros únicos que o incluía como a aeronave mais pesada já construída e maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional. Outros recordes mantidos pelo AN-225 foram relacionados à carga em termos de peso e comprimento, pois tinha capacidade para transportar até 640 toneladas (705 toneladas curtas).

O AN-225 atraiu um alto grau de interesse do público, tanto que conseguiu alcançar um seguimento global devido ao seu tamanho e sua singularidade. As pessoas frequentemente visitavam os aeroportos para ver suas chegadas e partidas programadas.  O AN-225 esteve no Brasil em fevereiro de 2010 e em novembro de 2016. O gigante de 6 motores pousou no aeroporto de Viracopos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Papa Leão XIV celebra primeira missa no Vaticano; confira o vídeo

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito na quinta-feira (8) e assumiu nome em homenagem a Leão XIII

Mundo

Segundo dia do conclave começa com fumaça preta e sem definição do sucessor do Papa Francisco

Desde o início da reunião, na quarta-feira (7), nenhuma das rodadas conseguiu atingir os dois terços dos votos necessários

Mundo

Veja imagens da missa e dos rituais que marcam o primeiro dia do conclave para escolha do novo papa

Um total de 133 cardeais de diversas partes do mundo se reúnem na Capela Sistina para conduzir o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica

Mundo

Governo do Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno

Mundo

Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada no telhado da Capela Sistina; confira o vídeo

A estrutura será usada na quarta-feira (7), quando os cardeais iniciam a votação para escolher o sucessor de Francisco

Mais notícias

Tempo

Segunda-feira será de frio ao amanhecer e sol em SC

Circulação marítima provoca chuva fraca no Litoral Norte e Grande Florianópolis; temperaturas chegam a -2°C no Planalto Sul

Geral

Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC

Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara