keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

3 cachoeiras em Santa Catarina para você conhecer

As cachoeiras de Santa Catarina são ótimas opções de mergulho na alta temporada, com belezas naturais deslumbrantes!

cachoeira rio manin treviso sc edited Visor Notícias
Cachoeira do Rio Manin – Treviso

As cachoeiras de Santa Catarina são ótimas opções de mergulho na alta temporada, com belezas naturais deslumbrantes!

Nem só de litoral o Estado catarinense é feito: as águas geladas das cachoeiras em Santa Catarina contribuem para o refresco no calor. Confira três cidades para você conhecer as belezas naturais do nosso Estado.

1. Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho

brasil doutor pedrinho gruta nossa senhora de fatima sc 01 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Se seus planos incluem conhecer um lugar de fé e reflexão no Vale Europeu, trate de colocar Doutor Pedrinho na rota. Foi nessa cidade – também tomada por atividades como rafting, trekking e cicloturismo – que a natureza fez surgir uma cascata de água transparente impressionante. Em meio às rochas que cercam essa cachoeira fica a Gruta Nossa Senhora de Fátima.

Como bem diz uma placa na entrada, situada na localidade de Capivari, trata-se de um local de oração e renovação de fé junto à natureza. A cachoeira tem cerca de 23 metros de altura e sua trilha sonora é o canto dos pássaros. Não há dúvida de que a visita a este santuário o deixará de alma lavada.

Chegando à gruta, que conta com uma estrutura de deques e rampas, o visitante tem uma vista privilegiada por trás da queda d’água. É lá que ficam, em meio a velas e fotos deixadas por fiéis, as imagens de Nossa Senhora de Fátima, São Paulo e Santo Antônio.

O local, a apenas 13 minutos de carro a partir do Centro, também tem estrutura de banheiros. O trajeto passa por estradas de terra e o acesso é gratuito. A entrada de carros é permitida apenas para idosos e pessoas com necessidades especiais, mas há lugares para estacionar o veículo. A caminhada até o santuário tem algumas subidas e leva cerca de dez minutos.

2. Balneário Rio Manin, Cachoeiras em Treviso

cachoeira rio manin treviso sc edited Visor Notícias
Fonte: Viagens e Caminhos

Apesar dos belos arvoredos e montanhas extraordinárias, o que encanta os olhos na pequena cidade de Treviso, no Sul de Santa Catarina, é o elemento água. Seus rios e cachoeiras são responsáveis por atrair turistas que procuram uma energia diferente do litoral.

Entre os pontos mais gloriosos e protegidos está o Balneário Rio Manin. O espaço fica a sete quilômetros do Centro e oferece várias alternativas para os que buscam se banhar, com pontos rasos e fundos.

É uma área com água corrente e gigantes paredões naturais, que dão a impressão de “abraçar” o visitante. É possível estacionar nas proximidades e aproveitar uma tarde em família, fazendo um churrasco ou piquenique, com comidinhas e jogos. Um bar localizado no balneário também conta com opções de lanche.

Entre os destaques está uma cachoeira singular, cuja aparência remete a um toboágua de rochas. Com uma água cristalina a encantar os olhos, ela fica logo abaixo da ponte que dá acesso ao local.

Ao fim da cachoeira, após uma pequena queda, é possível encontrar uma gruta, em meio às pedras. Nesse cânion, acessado por meio de uma pequena trilha, os visitantes desfrutam de uma agradável piscina natural.

3. Cachoeiras das Andorinhas, em Apiúna

cachoeira das andorinhas 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

A cerca de uma hora de carro a partir de Blumenau, a cidade de Apiúna é dona de uma queda d’água magnífica e deliciosa, apreciada por visitantes em meio à calmaria da natureza. É a Cachoeira das Andorinhas, localizada a 35 quilômetros do Centro, com seus 25 metros de altura e uma piscina natural.

Não é preciso muito esforço para chegar ao local e colocar os pés na água, basta percorrer uma trilha de cerca de cinco minutos.

Há pontos de mergulho rasos, apropriados para os pequenos, mas a bóia é indispensável – há locais que não dão pé nem para adultos e a força da água é poderosa.

Se você está à procura de aventura, vai querer praticar rapel neste cenário.

A cachoeira fica em uma propriedade particular, então pode ocorrer cobrança de taxa de acesso, na faixa dos R$ 10. O local também permite a presença de animais de estimação.

Um estacionamento próximo facilita a chegada dos visitantes e um restaurante oferece opções de alimentação. Além disso, há pelo menos outras quatro cachoeiras nas proximidades, banhadas pelo Ribeirão Neisse.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

BC, Itapema e Bombinhas alcançam categoria A no mapa do turismo

Classificação posiciona os municípios no topo da lista de prioridades para a implementação de políticas públicas

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Mais notícias

Tecnologia

Primeiro Tesla Cybertruck do Brasil é visto em Balneário Camboriú

Picape elétrica inovadora está em loja de carros de luxo da 'Dubai brasileira'

Segurança

Polícia Civil encontra 45 desaparecidos nas enchentes do Rio Grande do Sul

Equipes tiveram apoio das polícias civis do Pará, Pernambuco e Sergipe