keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Área alagada em Porto Alegre equivale a cinco mil campos de futebol

Estudo da UFRGS revela extensão do desastre na capital gaúcha

WhatsApp Image 2024 05 10 at 09.35.56 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Um estudo recente do Instituto de Pesquisas Hídricas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostrou que a área alagada em Porto Alegre, causada pelo transbordamento do rio Guaíba, equivale a cinco mil campos de futebol. Esse dado alarmante surge enquanto a cidade continua a lutar contra as águas que invadiram ruas e bairros nesta sexta-feira (10).

O levantamento, indicou que cerca de dois mil quarteirões foram inundados, afetando diretamente 86 mil imóveis e estendendo-se por 811 km de vias urbanas. Em uma comparação mais palpável, a quantidade de água que inundou a cidade corresponde a 56 mil piscinas olímpicas.

Porto Alegre tem enfrentado desafios significativos com a crise das enchentes. O prefeito Sebastião Melo (MDB) orientou os moradores dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, entre outros, a evacuarem suas residências devido aos riscos de mais inundações. Locais icônicos como o Aeroporto Salgado Filho, o Centro Histórico e os estádios de Grêmio e Internacional também foram afetados, impactando a rotina da cidade e adiando eventos esportivos.

Em um panorama mais amplo, o Rio Grande do Sul contabiliza 107 mortes devido às chuvas, com 135 pessoas ainda desaparecidas e 374 feridas. Mais de 1,4 milhão de habitantes foram afetados de alguma forma, levando 164.583 pessoas a se desalojarem e outras 67.542 a buscarem abrigo em locais seguros. Dos 497 municípios do estado, 425 relataram problemas relacionados ao temporal.

Além disso, estudos adicionais da UFRGS destacam que o Guaíba recebeu quase metade do volume de água da usina de Itaipu, totalizando 14,2 trilhões de litros entre 1º e 7 de maio. Este volume excessivo foi fundamental para o agravamento das inundações e suas consequências devastadoras no estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Caçador ilegal é flagrado com carcaças e arsenal em SC

Mais de 370 munições também foram apreendidas

Segurança

Criança morre atropelada por ônibus na saída da escola em SC

Quando o socorro chegou, o menino de 11 anos já estava morto

Segurança

Adolescente de 14 anos é apreendida transportando quase 5kg de maconha em SC

A ação fez parte da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras e contou com o apoio do cão K9-Dragon

Segurança

Família procura esteticista desaparecida em Palhoça

Michele de Abreu Oliveira, 42 anos, foi vista pela última vez na Praia de fora

Mais notícias