Uma araucária com cerca de 750 anos, conhecida popularmente como “araucária gigante”, foi derrubada devido aos intensos ventos e chuvas em Cruz Machado, no sul do Paraná. Este evento aconteceu entre sábado (28) e domingo (29), período no qual a cidade registrou precipitação de mais de 160 mm, um volume que corresponde a 78% da média histórica de outubro, de acordo com dados do Climatempo. As informações são de g1.
Localizada na região de Linha Japó/Yapó, a árvore estava a apenas 14 quilômetros do centro da cidade. Medindo impressionantes 42 metros de altura, com 36 metros apenas de tronco, a prefeitura a considerava a maior araucária do estado do Paraná.
Entretanto, o Instituto Água e Terra (IAT) afirmou que não possui registros que comprovem ou refutem essa afirmação.
Foto: Prefeitura Municipal/Divulgação
A queda da “Rainha das Araucárias” e seu legado turístico no Paraná
A cidade de Cruz Machado sofreu uma perda significativa para o turismo local: a “araucária gigante”, uma árvore que se destacava na paisagem da Fazenda São Francisco. Com quase dois metros de diâmetro e mais de seis metros de circunferência, era um ponto de interesse para os visitantes, que podiam apreciá-la mediante autorização da proprietária da fazenda.
Em nota, a prefeitura expressou seu pesar: “É uma perda irreparável. Uma árvore que representava nossa história e cultura, e que por centenas de anos foi referência como a rainha das araucárias do Paraná, agora vive apenas em nossas memórias”.
A araucária, também chamada de pinheiro-do-paraná, é a árvore-símbolo do estado e nativa da região Sul do Brasil. Infelizmente, a exploração desenfreada levou essa espécie a uma situação crítica de extinção desde a segunda metade do século XX, conforme a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
A árvore pode atingir impressionantes 50 metros de altura e tem uma longevidade média de 300 a 400 anos. Flávio Zanette, engenheiro agrônomo, professor da UFPR e pesquisador, destaca que existem 19 espécies diferentes de araucária ao redor do mundo.
Uma curiosidade: o pinhão, tão apreciado na culinária, não é um fruto, e sim a semente da araucária. Ele é composto por 75% de amêndoa e 25% de casca.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: g1
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Neste domingo, haverá uma combinação de aspectos planetários que ativarão tanto desafios quanto oportunidades para os signos. As energias em jogo demandarão consciência, pois trarão lições valiosas sobre relacionamentos, propósito de vida e autoconhecimento. Para […]
O Dia de Santo Expedito é comemorado em 19 de abril. Padroeiro dos militares, estudantes e viajantes, ele é um dos mais poderosos intercessores junto a Deus nas situações de urgência. Para os que nele […]
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade