keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Após calorão, vem frio por aí! Previsão indica temperaturas até 10ºC no RS e SC

Na maior parte do Estado, a sexta (28) e o sábado (29) deverão ter temperaturas até baixas para o padrão do verão

O calorão está com os dias contados. Isso porque a partir desta quinta-feira (27), o bloqueio atmosférico e persistente, que durou quase duas semanas no Sul do Brasil, causando temperaturas elevadíssimas, será quebrado pela chegada de uma frente fria que poderá causar chuvas e frio em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A temperatura despencará em relação ao que vem se registrando na quinta e se iniciará uma sequência de dias de marcas mais agradáveis e perto dos padrões históricos médios desta época do ano. A previsão indica que sairá a massa de ar excepcionalmente quente para uma massa de ar mais frio.

Esta massa de ar frio vai derrubar as máximas à tarde entre 10ºC e 15ºC em relação ao que vem se registrando e as noites terão mínimas 5ºC a 8ºC mais baixas que as registradas nestes dias da onda de calor. Em outras palavras, o desconforto térmico vai cessar e condições agradáveis devem predominar por alguns dias após a passagem da frente fria e o ingresso do ar mais ameno.

Em Porto Alegre, as máximas de 36ºC a 38ºC de quarta-feira (26) dará lugar a marcas de 25ºC a 27ºC quinta, sexta e sábado. Somente no domingo voltaria a ficar ao redor dos 30ºC que é a média máxima normal de janeiro. Em Florianópolis, o calorão vai até o começo da quinta, antes da chuva da frente fria, e na sexta e no fim de semana a temperatura estará agradável.

Já em Curitiba, o tempo quente e abafado vai até quinta, mas entre sexta e sábado ingressa ar mais ameno e chove muito no final da semana e durante o fim de semana.  No Oeste de Santa Catarina, onde têm sido registradas as máximas mais altas com valores até superiores a 44ºC em estações automáticas particulares, a influência da massa de ar frio será menor pela trajetória marítima do ar mais ameno. Mesmo assim se espera uma queda notável da temperatura. A semana deve terminar com máximas ao redor de 30ºC a 33ºC em cidades que repetidamente estão registrando há vários dias 41ºC a 44ºC.

NOITES MUITO MAIS AGRADÁVEIS

Embora massas de ar frio nesta época do ano não tragam frio propriamente dito para a grande maioria dos municípios, noites bastante agradáveis são esperadas. Pontos da Grande Porto Alegre e de muitas cidades do interior podem ter mínimas de 16ºC a 17ºC. Na Campanha e no Extremo Sul, há chance de mínimas de 13ºC a 15ºC, assim como em Santa Catarina.

No fim de semana, inclusive, alguns locais (baixadas) dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense podem anotar mínimas de um dígito, portanto abaixo de 10ºC, principalmente entre sexta e sábado. Gramado e Canela, muito buscadas pelos turistas e que chegaram a ter mais de 36ºC nos últimos dias, podem anotar 13ºC a 14ºC nas madrugadas do fim de semana, previsão idêntica para Caxias do Sul.

O ESTOURO DA BOLHA DE CALOR

É preciso um sistema atmosférico de mesoescala mais vigoroso como uma frente fria para que se estoure uma bolha de calor com a potência como a que cobre o Centro da América do Sul há duas semanas, o que traz uma onda de calor extremamente forte e prolongada com múltiplos recordes históricos. É o que vai ocorrer com esta frente fria impulsionada por uma massa de ar frio. Diferentemente da última semana, quando uma massa de ar frio trouxe máximas baixas recordes para janeiro no Sul da província de Buenos Aires e depois desviou para o mar.

Fonte: MetSul

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Fotos: Bonecos de neve de Santa Catarina fazem sucesso em páginas de memes

A temporada de bonecos também é registrada pela página “bonecos de neve brasileiros”, que posta criações enviadas por seguidores

Tempo

Com afastamento de Yakecan para oceano, ventos diminuem de intensidade

Fenômeno está se afastando para o oceano, o que diminui a intensidade dos ventos nas próximas horas

Tempo

Ressaca destrói casas e estabelecimentos em Florianópolis; previsão é para mar agitado com ondas 5 metros

A Defesa Civil afirma que deve avaliar os estragos e conversar com os moradores da região para prestar apoio

Tempo

Ventania causada pela Yakecan derruba árvores, muro e outdoor em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú cinco ocorrências foram registradas em função dos fortes ventos

Tempo

Ventos de mais de 100km/h deixam trabalhadores da construção civil de BC em alerta

Entre a noite desta terça-feira (17) e madrugada de quarta-feira (18), os ventos chegaram a mais de 100 km/h em algumas cidades de SC

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Arquiteta catarinense Thayane Santana lança projeto “Libertação”

Arquiteta mostra seu lado criativo através de multitalentos

Geral

Sicredi faz entrega dos prêmios finais da promoção Verão Premiado

Além dos dois carros sorteados, a cooperativa entregou na promoção mais de 1500 prêmios