keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Após calorão, vem frio por aí! Previsão indica temperaturas até 10ºC no RS e SC

Na maior parte do Estado, a sexta (28) e o sábado (29) deverão ter temperaturas até baixas para o padrão do verão

frio sao paulo 13 graus 03082019202547749 Visor Notícias

O calorão está com os dias contados. Isso porque a partir desta quinta-feira (27), o bloqueio atmosférico e persistente, que durou quase duas semanas no Sul do Brasil, causando temperaturas elevadíssimas, será quebrado pela chegada de uma frente fria que poderá causar chuvas e frio em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A temperatura despencará em relação ao que vem se registrando na quinta e se iniciará uma sequência de dias de marcas mais agradáveis e perto dos padrões históricos médios desta época do ano. A previsão indica que sairá a massa de ar excepcionalmente quente para uma massa de ar mais frio.

Esta massa de ar frio vai derrubar as máximas à tarde entre 10ºC e 15ºC em relação ao que vem se registrando e as noites terão mínimas 5ºC a 8ºC mais baixas que as registradas nestes dias da onda de calor. Em outras palavras, o desconforto térmico vai cessar e condições agradáveis devem predominar por alguns dias após a passagem da frente fria e o ingresso do ar mais ameno.

Em Porto Alegre, as máximas de 36ºC a 38ºC de quarta-feira (26) dará lugar a marcas de 25ºC a 27ºC quinta, sexta e sábado. Somente no domingo voltaria a ficar ao redor dos 30ºC que é a média máxima normal de janeiro. Em Florianópolis, o calorão vai até o começo da quinta, antes da chuva da frente fria, e na sexta e no fim de semana a temperatura estará agradável.

Já em Curitiba, o tempo quente e abafado vai até quinta, mas entre sexta e sábado ingressa ar mais ameno e chove muito no final da semana e durante o fim de semana.  No Oeste de Santa Catarina, onde têm sido registradas as máximas mais altas com valores até superiores a 44ºC em estações automáticas particulares, a influência da massa de ar frio será menor pela trajetória marítima do ar mais ameno. Mesmo assim se espera uma queda notável da temperatura. A semana deve terminar com máximas ao redor de 30ºC a 33ºC em cidades que repetidamente estão registrando há vários dias 41ºC a 44ºC.

NOITES MUITO MAIS AGRADÁVEIS

Embora massas de ar frio nesta época do ano não tragam frio propriamente dito para a grande maioria dos municípios, noites bastante agradáveis são esperadas. Pontos da Grande Porto Alegre e de muitas cidades do interior podem ter mínimas de 16ºC a 17ºC. Na Campanha e no Extremo Sul, há chance de mínimas de 13ºC a 15ºC, assim como em Santa Catarina.

No fim de semana, inclusive, alguns locais (baixadas) dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense podem anotar mínimas de um dígito, portanto abaixo de 10ºC, principalmente entre sexta e sábado. Gramado e Canela, muito buscadas pelos turistas e que chegaram a ter mais de 36ºC nos últimos dias, podem anotar 13ºC a 14ºC nas madrugadas do fim de semana, previsão idêntica para Caxias do Sul.

O ESTOURO DA BOLHA DE CALOR

É preciso um sistema atmosférico de mesoescala mais vigoroso como uma frente fria para que se estoure uma bolha de calor com a potência como a que cobre o Centro da América do Sul há duas semanas, o que traz uma onda de calor extremamente forte e prolongada com múltiplos recordes históricos. É o que vai ocorrer com esta frente fria impulsionada por uma massa de ar frio. Diferentemente da última semana, quando uma massa de ar frio trouxe máximas baixas recordes para janeiro no Sul da província de Buenos Aires e depois desviou para o mar.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas

Tempo

Anticiclone deve atingir o país nos próximos dias

O fenômeno deve ganhar força no final de abril e início de maio

Tempo

Temporais com granizo são previstos para Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas:

Tempo

Defesa Civil alerta sobre instabilidade e chuvas intensas para SC

Temporais isolados podem trazer riscos de alagamentos e queda de galhos e árvores

Mais notícias

Segurança

Duas vítimas do incêndio na pousada estão entubadas em estado grave

Dez pessoas morreram, duas estão entubadas, outra teve 20% do corpo queimado e teve um caso com perna fraturada