keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

MAF 593 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem apresentado ótimos resultados com a diminuição do tempo-resposta nos atendimentos realizados pelas motolâncias em Itapema e Balneário Camboriú. A experiência com o serviço deu tão certo, que o governador Jorginho Mello autorizou a aquisição de 10 motolâncias para outros municípios. As primeiras unidades serão destinadas a Florianópolis e Palhoça

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), irá investir aproximadamente R$ 300 mil na compra das motocicletas. .

“Em diversas partes do mundo, estudos mostram a redução da mortalidade tanto em eventos decorrentes de trauma quanto de causas clínicas, em decorrência do atendimento pré-hospitalar com menor tempo-resposta, e as motolâncias ajudam nesse processo”, explica Dionísio Medeiros, diretor do Atendimento Pré-hospitalar (APH) Móvel. Além disso, Dionísio ressalta que o atendimento rápido ao paciente diminui as sequelas, as complicações, o tempo de internação, assim como o custo total do tratamento.

As motolâncias estão equipadas com materiais e equipamentos de primeiros socorros, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).

O veículo é pilotado por um técnico de enfermagem, que realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias. Também, caso necessário, garante o atendimento pré-hospitalar imediato no momento de maior complexidade e estabilização da vítima.  

Ampliação das motolâncias

Os secretários municipais de Saúde que têm interesse em implantar as motolâncias deverão efetuar o pedido por um ofício com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo. Antes da ampliação, será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para ter conhecimento se é possível ter o serviço na localidade. Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) ativos para a viabilização das motolâncias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Três cidades de SC garantem bolada em sorteio milionário da Mega-Sena

As apostas de SC que ganharam na quina da Mega-Sena foram todas de jogos simples, feitos presencialmente em lotéricas

Cidades

Portal Navega Mais Empregos está com 161 vagas de trabalho disponíveis

Entre as vagas, já quatro de estágio, duas de jovem aprendiz e duas temporárias

Cidades

Porto Belo assina Ordem de Serviço para construção do mirante no Morro de Zimbros

Obra terá investimento de mais de R$ 1 milhão provenientes de recursos próprios do município

Cidades

Abrigo de inverno está aberto para população em situação de rua em Itajaí

Espaço funciona das 19h às 7h, inclusive durante todo o fim de semana

Mais notícias

Segurança

Polícia flagra grupo usando drogas no Molhe da Ponte de Pedra

Oito pessoas foram abordadas no local; dois homens estavam com entorpecentes

Segurança

Polícia e Vigilância interditam comércio por irregularidades no Morretes em Itapema

Estabelecimento no bairro Morretes vendia alimentos e bebidas sem autorização sanitária e alvará vigente