keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Apesar do avanço no PIB no 1º trimestre, setor de serviços amarga impactos da pandemia, afirma Fecomércio

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm, o aumento da imunização deve refletir em maior segurança no retorno ao trabalho e na diminuição do isolamento social

comercio 20200910 1070327734 Visor Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo/ Secom

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 1,2% no primeiro trimestre de 2021 frente ao período imediatamente anterior. Apesar do avanço, o ritmo no crescimento foi menos intenso que os trimestres anteriores (7,8% no 3ºtri./20 e 3,2% no 4ºtri./20). Já no acumulado de quatro trimestres, o PIB diminuiu 3,8%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Dentre os segmentos econômicos, o setor de serviço permanece sendo o mais impactado pelas medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19. Os dados do primeiro trimestre apontam leve elevação de 0,4% frente ao trimestre anterior. Além do movimento mais lento, o serviço foi o único setor a apresentar variação negativa em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, queda de 0,8%. Reforça a intensidade dos efeitos negativos a queda no acumulado de quatro trimestres ser em maior grau no setor de serviço (-4,5%) do que os demais setores econômicos (agropecuária -2,3% e indústria -2,7%).

Apesar dos impactos, o setor permanece como principal motor na geração de riqueza, sem levar em consideração o setor público, representando 44,90% do PIB no primeiro trimestre.
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (5,0%), Atividades imobiliárias (3,0%) e Informação e comunicação (0,8%) obtiveram resultados positivos. Já Outras atividades de serviços (-13,0%) e Transporte, armazenagem e correio (-8,6) registraram resultados negativos no acumulado em quatro trimestres. As perdas foram influenciadas pela queda nos serviços presenciais, como alojamento em hotéis e similares e serviços de alimentação. Em Santa Catarina, esse resultado é visível no mercado de trabalho formal: 1.839 postos de trabalho foram fechados no agrupamento alojamento e alimentação, com destaque para hotéis (-1.570) e restaurantes e similares (-871).

O comércio, que compõem 17,06% do setor privado, houve elevação de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas o volume do comércio continua com perdas de 2,4% no acumulado em quatro trimestres.

Consumo

Do lado da demanda, o consumo das famílias encerrou o trimestre do ano estável com movimento de 0,1%, entretanto, apresenta queda de 5,7% no acumulado em quatro trimestres. Esse resultado pode ser reflexo da ausência do auxílio emergencial, que voltou apenas em abril, do agravamento da pandemia e do aumento da inflação.

No Estado, o índice que mensura a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses, após atingir o menor nível histórico da série em março de 2021, volta a reagir de maneira sutil em maio, mas segue apontando expectativas negativas.

Vacinação

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm, o aumento da imunização deve refletir em maior segurança no retorno ao trabalho e na diminuição do isolamento social, assim, há elevação das atividades econômicas, principalmente no setor de serviços e comércio, que foram os mais afetados pela pandemia.

A cada aumento de dez pontos percentuais nas doses aplicadas por 100 habitantes, o PIB é revisado para cima em 0,13 pontos percentuais, em média, conforme levantamento do Ministério da Economia, divulgado em Boletim Macrofiscal de maio.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Santa Catarina domina produção nacional de moluscos após regularizar a maricultura

Estado responde por 97% da maricultura nacional e avança na legalização de fazendas marinhas, fortalecendo renda e preservação ambiental

Economia

Governador de SC desta potencial logístico e oportunidades de parcerias em missão nos EUA

Jorginho Mello liderou nesta segunda-feira (12) a abertura da missão catarinense nos Estados Unidos com o objetivo de atrair investimentos ao estado

Economia

Núcleo de Jovens Empreendedores debate reforma tributária no Feirão do Imposto em Itajaí

A programação prevê ações de conscientização direcionadas ao público em geral, com ênfase em estudantes, consumidores e empreendedores locais

Economia

Exportações de SC sobem 7,5% e somam US$ 3,85 bilhões no 1º quadrimestre

Vendas externas são puxadas por carnes de frango e suína; China, EUA e Argentina seguem como principais destinos dos produtos catarinenses

Economia

Governador de SC cumpre missão oficial nos EUA em busca de investimentos

Jorginho Mello participa de eventos e reuniões com investidores e o Banco Mundial em NY e Washington

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar esposa com facas em Itapema

Caso ocorreu no bairro Meia Praia na tarde desta terça-feira (13)

Trânsito

Engavetamento entre caminhões causa filas na BR-101 em Balneário Camboriú

Acidente no km 135 interditou faixa e gerou filas de mais de 8 km