Apesar de 4,5 milhões de solicitações, bancos mantêm cautela diante de falhas na plataforma
Apesar da enorme procura por crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, os bancos liberaram apenas 0,2% dos pedidos realizados. Dados do Ministério do Trabalho indicam que, até a noite de domingo (23), foram feitas 4,5 milhões de solicitações por meio da Carteira de Trabalho Digital, com apenas 11 mil contratos efetivados. O sistema Dataprev registrou 40,2 milhões de simulações de empréstimo.
O principal entrave apontado por instituições financeiras é a divergência entre o cálculo da margem consignável feito pela plataforma do governo e os critérios adotados pelo mercado. A Dataprev usa o salário bruto para definir o limite de comprometimento (35%), enquanto os bancos trabalham com o salário líquido, o que pode elevar o risco de inadimplência.
Grandes bancos privados e fintechs têm adotado uma postura cautelosa diante das inconsistências e potenciais impactos regulatórios, como exigência de provisões e reflexos no índice de Basileia. “Na dúvida, ninguém tá emprestando”, afirmou um executivo do setor. O Ministério do Trabalho foi procurado e ainda não se manifestou sobre as falhas na operação do sistema.
Fonte: CNN Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.