A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta terça-feira (24) a proibição da fabricação, importação, venda e uso de termômetros e medidores de pressão com coluna de mercúrio em todo o Brasil. A medida foi tomada devido à toxicidade do mercúrio, que representa risco para o meio ambiente, apesar de não oferecer perigo direto aos usuários de saúde.
Os dispositivos proibidos utilizam mercúrio em uma coluna transparente para medir temperatura e pressão arterial. A decisão da Anvisa segue as diretrizes da Convenção de Minamata, da qual o Brasil é signatário, e que estabelece a redução do uso de mercúrio no mundo. A proibição reforça a necessidade de práticas adequadas para o descarte de materiais com esse metal tóxico.
Mesmo com a proibição, os serviços de saúde não devem ser prejudicados, pois existem alternativas seguras de medidores de temperatura e pressão que utilizam tecnologias livres de mercúrio.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.