Medida afeta remédios como Ozempic e Wegovy; decisão entra em vigor 60 dias após publicação no Diário Oficial e visa coibir uso indiscriminado
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quarta-feira (16) que será obrigatória a entrega da receita médica na hora da compra de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda, Mounjaro e similares. A regra começa a valer 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União, como parte da atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 471/2021.
Apesar de já exigirem prescrição médica por serem medicamentos de tarja vermelha, muitos desses produtos vinham sendo vendidos sem controle rígido. A nova norma determina que a farmácia só poderá vender os remédios mediante entrega da receita, que ficará retida, para evitar o uso indiscriminado das populares “canetas emagrecedoras”, originalmente indicadas para diabetes e, posteriormente, obesidade.
A obesidade afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e é um problema multifatorial, relacionado a fatores genéticos, sociais e ambientais. No Brasil, 56% dos adultos têm sobrepeso ou obesidade. Estudos recentes indicam que medicamentos como os citados têm promovido perdas de peso comparáveis às da cirurgia bariátrica, reforçando sua procura e a necessidade de controle.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.