O início de um novo ano é um momento que nos gera sentimentos distintos. Por um lado, estamos ansiosos para que o ano comece e com ele venham todas as possibilidades ainda desconhecidas do futuro e por outro, ainda carregamos certa nostalgia com relação às celebrações de fim de ano, com todas as emoções e momentos vividos. Muitas das vezes, por estarmos de férias ou aproveitando feriados prolongados ao lado de familiares e pessoas queridas, queremos adiar a volta à rotina, aos afazeres e obrigações cotidianos.
Esta “preguiça” é, até certo ponto, aceitável e até muito saudável, porém, é importante olharmos para frente, pensarmos e planejarmos nosso amanhã. O quanto antes iniciarmos, melhor aproveitamos os resultados disto, atingindo mais cedo os objetivos que estabelecemos, além de antever e preparar-se para os desafios que muitos consideram como “imprevistos” ou gastos “extras”, mas que estavam ali o tempo todo, bastava olharmos atentamente para eles.
Para planejarmos financeiramente nosso ano, a primeira etapa é listar as obrigações que teremos para o ano novo, especialmente aquelas que já estamos comprometidos e que falta apenas chegar a fatura como IPTU, IPVA, Taxa de lixo, mensalidade e matrícula escolar, renovação de seguros da casa, do carro, etc. Além destas, inclua os eventos que você sabe que acontecerão ao longo do ano e com certa frequência; compra de presentes de aniversário, pagamento de financiamentos, compras parceladas, entre outros.
Se você chegou até aqui e organizou seus gastos, te convido a ir além: aproveite e planeje também os gastos do próximo final de ano, ou seja, Natal, réveillon e as próximas férias. Ao antecipar o planejamento de eventos que já sabemos que acontecerão, você terá mais tempo para se programar e se preparar financeiramente para eles.
Mesmo que você não tenha certeza se irá realizar tudo como está planejando agora, o importante é que a reserva financeira está sendo formada e com ela uma grande preocupação é eliminada. Caso você mude de ideia, sem problemas! O dinheiro estará lá à sua disposição para que seja usufruído como bem você entender. Quanto mais tempo entre o planejamento e a realização, melhor.
Geralmente os tributos e algumas obrigações possuem datas pré-definidas, possuem pouca flexibilidade para nos planejarmos. Nas demais situações, podemos programar as datas conforme nossa disponibilidade de tempo e orçamento durante o ano. No caso de uma viagem, por exemplo, ao se programar, você pode escolher períodos de baixa temporada, onde os preços e condições geralmente são mais favoráveis, além de poder aproveitar melhor os lugares por onde quer passar. Outra situação é programar períodos de compra que coincidam com a época de liquidações do comércio. Se programarmos hoje, a Black Friday de novembro será bem mais vantajosa.
A seguir, levante quanto será necessário em dinheiro para cada atividade e divida-o pelo total de meses até a data de realização de cada evento. Os valores gastos no ano anterior, podem servir de referência pois, serão muito próximos dos atuais, mesmo que haja certa variação.
Agindo desta maneira, você terá condições de saber quanto vai precisar guardar por mês para realizar cada atividade, pagando à vista, e poderá avaliar também, se o que você planejou está dentro do orçamento e do tempo. Caso a conta não feche, basta revisar o planejamento, enxugando gastos e ajustando demais itens de despesa até encontrar uma condição que seja possível realizar os projetos, sem abandonar os compromissos do dia a dia e assim, alcançando o melhor dos cenários das finanças pessoais: Construir o amanhã, sem abrir mão do hoje e não se endividar para isso.
Esses são os primeiros passos de um planejamento financeiro eficiente. Com o tempo, será possível ampliar os horizontes e as possibilidades de projetos. Aos poucos, precisam ser elaborados também, os projetos de longo prazo como; a faculdade dos filhos, o plano para aposentadoria, entre outros. Conforme vai se aprimorando, mais robusto vai ficando e mais benefícios se conquista, principalmente o de uma vida plena de realizações escolhidas e executadas por nós mesmos, sem que comprometamos nosso bolso e nossa tranquilidade com isso. Desejo a todos um feliz, próspero e planejado ANO NOVO!
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.