keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Animal que era considerado extinto em SC é registrado por câmeras

O mamífero, sensível a ambientes urbanos e desaparecido da região há décadas, ressurge no estado

imagem mostra veado extinto que apareceu em SC
Foto: Vitor Bastos/Faunativa Criciumense

Câmeras do projeto Faunativa Criciumense trouxeram uma surpresa para os profissionais da Diretoria Municipal do Meio Ambiente de Criciúma em setembro: o registro de um veado-catingueiro, espécie considerada extinta no município há décadas.

O veado-catingueiro, um mamífero que pesa em média 18 quilos, é descrito como “extremamente sensível” a ambientes urbanos. “De todas as espécies que acreditávamos terem sido extintas em Criciúma nas últimas décadas, eu menos esperava ver o veado-catingueiro”, declara Vitor Bastos, biólogo da Diretoria.

Bastos detalha que o animal é capaz de percorrer até 80 quilômetros em algumas semanas. “O mesmo mamífero que foi registrado aqui em Criciúma no mês passado pode, neste momento, estar em locais como Treviso ou Siderópolis”, sugere. Com este achado, a lista de mamíferos de médio e grande porte em Criciúma agora conta com 22 espécies. O veado-catingueiro se alimenta principalmente de frutas, sementes, brotos e flores.

Além de suas características, o biólogo destaca os hábitos diurnos e noturnos do veado-catingueiro e sua tendência a ser solitário. Para Bastos, este registro surpreendente evidencia a importância dos corredores ecológicos, que permitem a movimentação segura de animais entre diferentes municípios.

O biólogo acredita que, com a manutenção e expansão desses corredores, outras regiões do Sul de Santa Catarina podem voltar a observar a presença de espécies, como o veado-catingueiro, que há muito eram consideradas desaparecidas da área.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no Rio Grande do Sul

Desde 2006, o Brasil vinha conseguindo evitar a entrada do vírus em sua avicultura comercial

Animal

Criança de 6 anos sobrevive após ser picada por uma das cobras mais venenosas do Brasil

O menino foi levado às pressas para o hospital e ficou internado por 11 dias

Animal

Carreta derrama corante em córrego e tinge patos e gansos de azul

Produto químico escorreu após colisão com poste; aves foram resgatadas e córrego monitorado por risco ambiental

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Mais notícias

Empreendedorismo, Geral

Florianópolis diversifica turismo e impulsiona mercado de locação ‘short stay’ na baixa temporada

Eventos corporativos e esportivos reduzem sazonalidade e fortalecem economia local

Segurança

Homem é condenado a 12 anos por homicídio após morte de galo em SC

Tribunal do Júri entendeu que motivação foi fútil e condenou o réu a regime fechado