keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Anatel autoriza preparação para liberação do 5G em Balneário Camboriú

Trabalhos de migração e limpeza de espectro devem começar na próxima semana

5g anatel
Foto: Marcello Casal Jr

A Anatel autorizou, durante uma reunião nesta quinta-feira (23), o início dos trabalhos de migração e limpeza de espectro em Balneário Camboriú e Camboriú, o que é uma condição necessária para a liberação do 5G. Esse serviço será realizado na próxima segunda-feira (27).

Embora ainda não haja uma data definida para a conclusão desses trabalhos, é certo que a liberação do 5G será antecipada nesses dois municípios. É importante destacar que a instalação do 5G requer uma legislação específica que deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores.

Somente após a alteração ou adequação da legislação, as operadoras poderão instalar as antenas necessárias para o funcionamento do 5G.

O que é o 5G e quais são suas características?

O 5G é a quinta geração das redes móveis, que começou a ser desenvolvida nos anos 2000 para substituir a rede 4G. Com uma promessa de oferecer maiores velocidades de conexão e download de dados, a rede 5G pode atingir de 600 Mb/s até 2 Gb/s. Após anos de desenvolvimento e especulação, a rede começou a operar em 2019, mas ainda de maneira limitada.

Em relação à velocidade, a rede 5G teoricamente é mais rápida que a atual rede 4G. Desde a primeira rede digital, o 2G, lançada nos anos 1990 (a rede 1G era analógica), as velocidades máxima e média aumentaram significativamente. No entanto, é importante ressaltar que o 4G ainda está sendo aperfeiçoado e pode chegar a alcançar velocidades maiores do que as apresentadas atualmente. Além da velocidade, a rede 5G também promete menor latência e maior cobertura em relação ao 4G.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, você deve adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos ou clicar em “OK” no aviso que diz “você foi adicionado por uma pessoa que não está na sua lista de contatos”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Segurança

Filho é preso por matar o próprio pai a facadas em SC

Homem confessou o homicídio e afirmou não estar arrependido

Segurança

Mais de 3,6 toneladas de alimentos impróprios são apreendidas em SC

Já foram identificados casos de abate clandestino, alimentos fora da validade, mal armazenados ou expostos a temperaturas inadequadas