keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Ampliação do saneamento básico em Balneário Piçarras fortalece preservação da água potável

Após a conclusão das obras, o percentual de esgoto tratado na cidade chegará a 37,7%

Picarras Rio Picarras Visor Notícias
Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN

A preservação do manancial que abastece Balneário Piçarras com água potável – o Rio Piçarras – está entre os benefícios proporcionados pela ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). A obra realizada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) tem o objetivo de proteger o meio ambiente, garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e melhorar a saúde pública.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental Everson da Silva Antunes, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, o investimento no saneamento básico tem impacto direto na conservação dos recursos hídricos. “Essas melhorias mostram como o saneamento básico é um componente vital na proteção e conservação dos mananciais de água, assegurando a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos para as gerações atuais e futuras”, destaca o engenheiro, ligado à empresa Econsult Group.

A ampliação do SES ocorre em uma área estratégica às margens do Rio Piçarras, com o objetivo de evitar a contaminação do manancial por patógenos, excesso de nutrientes, metais pesados e outros poluentes. Como é justamente das nascentes do Rio Piçarras que a CASAN capta a água para tratamento e distribuição, o tratamento adequado do esgoto garante a preservação dessas reservas para consumo sustentável.

Além da proteção do manancial, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário também beneficia a saúde dos ecossistemas e da população local. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada R$ 1,00 investido em saneamento básico, o poder público economiza até R$ 22,00 em gastos com saúde pública. “Isso ocorre porque o saneamento básico previne a disseminação de doenças de veiculação hídrica. Mananciais limpos e bem protegidos reduzem o risco de contaminação e promovem um ambiente mais saudável”, explica Everson.

A área atendida pela ampliação do SES está localizada entre as Ruas 1.550 e 2.450, no sentido Norte, abrangendo as Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o mar e o Rio Piçarras. Após a conclusão das obras, o percentual de esgoto tratado em Balneário Piçarras chegará a 37,7%, possibilitando a ligação de mais de 550 imóveis ao sistema, que encaminhará o esgoto para a Estação de Tratamento (ETE).

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Cobrança da TPA em Bombinhas termina nesta terça-feira

Postos de atendimento em Bombas e Zimbros seguem abertos até 30 de abril para regularização e esclarecimento de dúvidas

Meio Ambiente

Santa Catarina discute preservação ambiental com a criação do Banco de Obras Costeiras

Plataforma vai reunir informações técnicas para apoiar ações de preservação do litoral catarinense

Meio Ambiente

Itapema recebe última etapa do Jogue Limpo com o Meio Ambiente

Ação promove educação ambiental e encerra ciclo de verão no litoral

Meio Ambiente

Maior evento de observação de aves do mundo terá expedição marítima especial em Balneário Camboriú

A ação que partirá do Atracadouro Barra Sul acontece em 10 de maio, com vagas limitadas

Meio Ambiente

Quase duas toneladas de lixo são retiradas dos mares em ação ambiental em Porto Belo

O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço

Mais notícias

Segurança

Fundador de condomínio aeronáutico Costa Esmeralda morre em queda de girocóptero

Piloto Flavius Neves e aluno morreram na praia de Areias Alvas, no Rio Grande do Norte

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias