keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Alimentos com alto teor de sódio terão que conter advertência no rótulo, prevê Projeto de Lei do Senado

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2 gramas de sódio por dia, menos de uma colher de chá rasa, mas, de acordo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem atualmente mais do que o dobro desta quantidade

inscricoes para o 3 arraia solidario de itapema terminam hoje 1562065497 Visor Notícias

O consumo excessivo de sódio no Brasil é uma das principais causas de doenças como hipertensão arterial sistêmica, obesidade, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral e insuficiência renal crônica. Todos os anos, somente em razão de doenças cardiovasculares, morrem 300 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2 gramas de sódio por dia, menos de uma colher de chá rasa, mas, de acordo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem atualmente mais do que o dobro desta quantidade.

Além da perda de vidas, o consumo de alimentos com alto teor de sódio eleva o gasto financeiro nas redes pública e privada de Saúde, haja vista o alto custo de medicamentos e procedimentos usados no tratamento dos pacientes, como hemodiálises, implantes de stents e transplantes de rim e coração, entre outros.

Para tentar reduzir essa situação, o senador Paulo Bauer apresentou esta semana no Senado um projeto de lei (PLS 392/2018) que torna obrigatória a rotulagem dos alimentos industrializados com alto teor de sódio. A lista inclui carnes processadas, como presunto, mortadela e bacon, defumados e peixe enlatado, temperos prontos, salgadinhos industrializados e de lanchonete, como chips, amendoins, quibe, pastel e coxinha) e fast-food, como pizzas, hambúrgueres e batatas fritas.

“É fundamental o papel do poder público em implementar medidas que proporcionem efetiva redução do consumo de alimentos com alto teor de sódio. A advertência nas embalagens dará ao consumidor mais condições de escolher alimentos mais saudáveis e estimulará a indústria a reduzir os níveis de sódio em seus produtos, conforme recomendam várias autoridades de saúde, como a Organização Mundial de Saúde”, ressalta o senador Paulo Bauer.

O projeto do senador Paulo Bauer já está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo, ou seja, uma vez aprovado pelo colegiado, não precisa passar pelo Plenário e segue direto para a Câmara dos Deputados.

Participação popular

O projeto é mais uma proposta apresentada pelo senador Paulo Bauer com base na sugestão de um cidadão catarinense, ou melhor, por uma cidadã. Voluntária na Associação Renal Vida de Blumenau, a empresária Kelly Graff conhece bem a dura realidade de pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica.

“Sou transplantada há seis anos e fiz um tratamento de hemodiálise durante dois anos. Hoje sou voluntária de uma instituição que cuida de pacientes renais e muitas pessoas estão em hemodiálise por causa da pressão alta e do consumo de sódio. Muitos acabam nessa situação por falta de informação. As pessoas acabam adoecendo sem saber o motivo”, afirma a empresária.

Kelly considera que a participação popular na formulação de leis é fundamental para melhorar a sociedade brasileira. “Fico contente que minha sugestão tenha virado um projeto de lei. A gente, aos poucos, em pequenos gestos, precisa ajudar a transformar a sociedade em que vivemos”, ressalta.

Lei da Lactose

A participação popular é uma das principais características do mandato do senador Paulo Bauer. Além do projeto que cria o alerta para alimentos com alta concentração de sódio, Bauer é autor da proposta, já transformada em lei, que obriga fabricantes a informarem no rótulo a presença de lactose nos alimentos industrializados. A sugestão partiu de Pedro Michels, morador de Braço do Norte. A aprovação do projeto contou com a contribuição de Jéssica Duarte, moradora de Rio do Sul, que fez um abaixo-assinado na internet com mais de 40 mil assinaturas.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Desafio do desodorante provoca morte e coloca pais novamente em alerta para a internet

Morte de uma menina de 7 anos em São Bernardo do Campo (SP) reforça a importância da educação digital e da vigilância no ambiente familiar e escolar

Brasil

Avião com carga do tráfico de drogas é interceptado por caças da Força Aérea Brasileira

Caças forçaram piloto do avião a pousar e ele fugiu se escondendo na mata

Brasil

Governo pode investigar quem não devolver celular roubado

Portadores notificados pelo Celular Seguro devem apresentar nota fiscal ou entregar o aparelho à polícia

Brasil

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate

Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

Mais notícias

Segurança

Homem procurado por tráfico de drogas é preso na Meia Praia em Itapema

Suspeito foi localizado durante patrulhamento e encaminhado ao presídio; havia mandado de prisão expedido pela Justiça da Comarca de Itapema

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas