keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Alga pinta mar de laranja e pesquisador indica problema em Florianópolis

Moradores relataram ter visto a mancha na água desde segunda-feira (15)

alga laranja mar florianopolis ima 800x533 1 Visor Notícias
Foto: IMA/Divulgação

Uma mancha alaranjada na orla da Prainha, em Florianópolis, chamou a atenção de pesquisadores, moradores e órgãos ambientais nesta terça-feira (16). Segundo o professor e pesquisador da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Paulo Horta, trata-se do acúmulo de uma alga, causado pela combinação de chuva forte, poluição e saneamento básico precário.

Detalhes do fenômeno

Técnicos da Capitania dos Portos, da Marinha Brasileira, e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina foram ao local para verificar a situação. Após coletar amostras do mar, Horta explicou que a mancha laranja que contornava a orla é resultado de uma floração de algas, especificamente a Noctiluca sp, que não é nociva à saúde humana.

“A gente está vendo uma floração de algas, organismos microscópicos que podemos chamar de plantinhas do mar. Eles se aproveitam de condições que normalmente acontecem quando o ambiente está poluído e começam a crescer, se reproduzir e transformam a paisagem, pintando o mar”, explicou Horta. Moradores relataram ter visto a mancha na água desde segunda-feira.

Alerta do pesquisador

Paulo Horta ressaltou que a presença dessa alga indica problemas ambientais significativos. “Ela indica que temos problemas. Não problemas diretos. A alga, quando produz toxinas em excesso, pode contribuir para a falta de oxigênio desse ecossistema. Ou seja, isso é ruim para a pesca, para a maricultura e para o próprio turismo”, afirmou.

A combinação de chuva, poluição e saneamento básico inadequado pode favorecer o crescimento de algas mais tóxicas, ameaçando banhistas e a vida marinha. “Quando vem a chuva e o sistema de saneamento básico não está adequadamente preparado, aquele excesso de matéria orgânica e nutrientes dissolvidos nas fossas, na tubulação, nos sistemas de tratamento, vem para o oceano e funciona como um fertilizante, favorecendo o crescimento dessas algas. E, nesse caso, pode sim levar a grandes prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, alertou.

Apesar do alerta, Horta enfatizou que a alga encontrada é a menos perigosa. “Temos espécies no oceano que matam uma pessoa com uma gota. Então, a gente está brincando com coisa séria”, completou. A cor laranja deve permanecer por cerca de dois dias, segundo o pesquisador.

Ação do IMA

O IMA afirmou que após a coleta de amostras, o material será encaminhado para análise técnica pela equipe da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) do IMA, em Itajaí. O órgão deve emitir uma nota técnica com as informações constatadas na análise da amostra ao longo desta semana.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Cobrança da TPA em Bombinhas termina nesta terça-feira

Postos de atendimento em Bombas e Zimbros seguem abertos até 30 de abril para regularização e esclarecimento de dúvidas

Meio Ambiente

Santa Catarina discute preservação ambiental com a criação do Banco de Obras Costeiras

Plataforma vai reunir informações técnicas para apoiar ações de preservação do litoral catarinense

Meio Ambiente

Itapema recebe última etapa do Jogue Limpo com o Meio Ambiente

Ação promove educação ambiental e encerra ciclo de verão no litoral

Meio Ambiente

Maior evento de observação de aves do mundo terá expedição marítima especial em Balneário Camboriú

A ação que partirá do Atracadouro Barra Sul acontece em 10 de maio, com vagas limitadas

Meio Ambiente

Quase duas toneladas de lixo são retiradas dos mares em ação ambiental em Porto Belo

O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/04/2025

Nesta segunda, os astros influenciarão áreas como finanças, relações familiares, rotina e autoconhecimento. Será um dia de ajustes, iniciativas e enfrentamento de conflitos — que poderão surgir em diferentes esferas. Acompanhe abaixo as previsões do […]

animais de estimação, cachorro, Edicase, Pets

6 alimentos de Páscoa tóxicos para animais de estimação

Na Páscoa, nada mais comum que nos entregarmos às delícias culinárias que marcam essa época festiva. No entanto, enquanto humanos desfrutam dos prazeres do chocolate e outros quitutes, nossos queridos animais de estimação podem enfrentar […]